NFC: O que é e como usar para pagar e receber dinheiro

Aprenda como funciona a tecnologia e confira uma lista de dispositivos capazes de pagar e receber por contactless.

Pagamento por NFC faz sucesso em maquininhas de cartão – Foto: Divulgação/Nubank

NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio, rápida e segura. A palavra “comunicação” significa troca de informações, mas no mundo da informática faz mais sentido entender como troca de dados.

Portanto NFC é uma tecnologia de troca de dados sem fio.

Você em seu dia a dia já conhece vários tipos de tecnologia de comunicação sem fio, os exemplos mais famosos são o Wi-fi da sua internet, ou mesmo o Bluetooth do seu celular.

Mas a grande diferença do NFC é que os dispositivos que irão trocar as informações devem estar bem próximos para funcionar; segundo a empresa Visa a distância deve ser entre 2,5 e 5 cm.

Um ponto positivo é que a comunicação é feita de maneira automática, nenhuma configuração prévia é necessária.

Começou a se tornar uma tendência pela comodidade, e seu uso foi ampliado devido às campanhas de higiene contra a pandemia Covid-19; quando as pessoas notaram na tecnologia NFC uma oportunidade de se proteger do contato com o vírus.

Como funciona a tecnologia

Sigla para Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo), basicamente é uma tecnologia que cria um link em frequência de rádio de curta distância que pode transferir pequenas quantidades de dados entre dois aparelhos posicionados a alguns centímetros.

Ele se diferencia do Bluetooth porque não precisa do pareamento de aparelhos, além disso, é seguro por operar apenas em curta distância e evitar intrusos na conexão.

Exemplos de uso da tecnologia NFC

Tecnologia NFC possui diversas possibilidades de uso – Foto: Divulgação/Visa

Pode se trocar diversos tipos de dados utilizando NFC, por exemplo:

  • Pagar contas aproximando o cartão de crédito (ou carteira digital) da maquininha de cartão;
  • Trocar contatos, links, senhas e mensagens curtas entre dois celulares. Ou se combinar ao Bluetooth com pareamento automático para trocar arquivos maiores como fotos e vídeos;
  • Consulta saldo do bilhete de transporte nos pontos de recarga (Já utilizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro);
  • Pagar a passagem na catraca do ônibus com bilhete ou até com cartão de crédito (Já utilizado em muitas cidades do Brasil);
  • Tags NFC pra ligar equipamento em uma casa (por exemplo, uma etiqueta NFC na porta de sua casa, para ligar o Wi-fi do seu smartphone assim que você chegar)

As possibilidades são muitas, mas sem dúvida o uso que está fazendo mais sucesso é o de pagar contas apenas aproximando o cartão da maquininha.

Os dispositivos com NFC: Cartões de crédito, Smartphones, Relógios inteligentes

Relógio inteligente permite pagamento por aproximação – Foto: Divulgação/Samsung

Os cartões de débito e crédito emitidos atualmente já vem com um chip NFC, é possível identificá-los graças ao símbolo com 4 ondas impresso na parte da frente do cartão.

Em celulares a função é promovida por um chip NFC, já disponível na maioria dos smartphones de preço intermediário. O principal uso em celulares é em conjunto com aplicativos de carteira digital de pagamento, como a Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay (falaremos mais sobre elas durante o artigo).

Esse chip também é encontrado em equipamento como os Smartwatchs (Relógios inteligentes). O Banco Santander trabalha com o Santander Pass, um substituto do cartão de crédito em formato de pulseira ou Tag adesiva, que também conta com um chip NFC.

E equipamentos como os caixas eletrônicos dos bancos, as catracas de transporte público, e as famosas maquininhas de cartão, são equipamentos que também possuem tecnologia NFC, pois como já explicado, eles precisam ter esse recursos para se comunicar com os cartões de crédito, smartphone, e demais dispositivos.

Carteira digital para NFC: Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay

Carteira digital armazena dados de cartões de forma segura e usa tecnologia NFC para transmitir os dados – Foto: Divulgação/Samsung

Carteira digital é uma solução que permite armazenar dados dos cartões de crédito, débito e vales em dispositivos eletrônicos, principalmente smartphones (mas também smartwatches, entre outros). Os principais exemplos de carteira digital são as soluções SamsungPay, ApplePay e GooglePay.

Com seu cartão armazenado em uma dessas soluções é possível fazer compras em lojas físicas sem precisar levar seu cartão, pois muitas máquinas de cartão já aceitam pagamentos por aproximação (NFC), portanto basta aproximar seu celular da máquina para que ela entenda suas informações de pagamento.

+++ Confira nosso artigo completo sobre carteiras digitais

Obs.: existem outras aplicações também chamadas de “carteira digital”, mas que funcionam mais como contas de pagamentos, por exemplo, a conta Mercado Pago e o PagBank, nesses casos é possível manter saldo em conta, pagar com QR Code, emitir cobranças, entre outros. O motivo de serem chamadas de carteira digital é por também possuírem a opção de armazenar cartões, mas nesse caso seu uso não é para pagamento com NFC, e sim para pagamento com QR Code, entre outras opções.

+++ Leia nosso artigo sobre QR Code

NFC no Transporte público: MetroRio e SpTrans já aceitam pagamento por aproximação

NFC é usado no pagamento de passagem de ônibus – Foto: Divulgação/Nubank

Para quem mora nas cidades do Rio de Janeiro ou São Paulo, já está aproveitando da comodidade de pagar a passagem com cartão de crédito.

Graças a catracas eletrônicas com tecnologia NFC basta aproximar seu cartão de crédito (seja físico ou em uma carteira digital) do validador e a compra da passagem é aprovada. O valor da passagem aparecerá na fatura (para cartão de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito). No momento o MetroRio aceita apenas crédito.

A única desvantagem desse recurso é a impossibilidade de utilizar o benefício da “integração de passagem”, que oferece desconto ao comprar uma segunda passagem (caso respeite um limite de horas preestabelecido entre as viagens). E no caso de estudante não é possível pagar meia-entrada, o valor pago é integralmente.

NFC é seguro?

Alguns vídeos que circulam na internet falam sobre os riscos de NFC, informando que fraudadores aproximam uma maquininha de cartão do bolso de pessoas na rua para que a transação seja aprovada automaticamente sem o dono do cartão saber.

No entanto essa ação é muito difícil de acontecer, já que o fraudador teria que repetir a estratégia em diversas pessoas e cada uma com limite máximo de R$ 50,00, em pouco tempo ele teria a maquininha bloqueada por fraude e seria facilmente preso, pois bastaria o fornecedor da máquina verificar o caminho do dinheiro, ou seja, checar as contas de deposito e locais de saque.

Mas caso você continue com medo, existem soluções muitos fáceis para inibir essa ação:

  • Colocar dois cartões juntos na carteira (quando a máquina identifica mais de um sinal de cartão a operação é cancelada);
  • Comprar uma carteira com bloqueio de sinal NFC;
  • Desabilitar a função NFC pelo aplicativo do seu banco.

Caso você utilize carteira digital em seu Smartphone para fazer pagamentos, lembre-se que é impossível fazer a transação com a tela bloqueada, mesmo para compras abaixo de R$ 50,00.

Maneiras de o cliente pagar com aproximação

Existem muitas maneiras de pagar com NFC, se você ainda não utiliza nenhum delas é hora de se atualizar. Confira as alternativas:

  • Cartão de crédito com NFC (chamados no setor de cartões contactless);
  • Pulseiras e adesivos como o Santander Pass;
  • Smartwatchs: relógios inteligentes que possuem tecnologia para executar diversas funções como mostrar e-mails, ouvir mensagens e, também, realizar pagamentos por aproximação;
  • Carteira digital no Smartphone: Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay.

Maneiras de o vendedor aceitar NFC

Ícone com “ondas” representa a tecnologia NFC
  • Possuir uma maquininha com suporte NFC (que mostra o símbolo na maquininha)

O procedimento de venda é praticamente igual ao com cartão, a única diferença é que não é necessário inseri-lo na máquina, basta fazer o processo de colocar o valor da compra e modo de pagamento (crédito, débito ou vale benefícios) que a maquininha irá exibir a mensagem para o cliente aproximar o cartão ou dispositivo contactless.

Caso o valor seja de até 50,00 (pode variar de acordo com cada instituição) a aprovação é automática, caso superior, o cliente deverá digitar a senha.

Dicas de maquininha que aceitam NFC

Boa parte das máquinas do mercado já aceitam NFC, como as máquinas da linha de Moderninhas do PagSeguro, e boa parte das máquinas da SumUp e Mercado Pago, com exceção das versões mais baratas sem chip.

No entanto, muitas empresas ainda oferecem máquinas sem o recurso, por isso é importante ficar atento na hora de adquirir o equipamento.

Clique nos links a seguir e confira as melhores máquinas que aceitam NFC:

• Sou cobrada a mais para aceitar NFC na maquininha?

Não, as taxas para vendas são exatamente iguais a uma transação tradicional com cartão.

• Há alguma mudança no prazo de recebimento para vendas com NFC?

Nenhuma mudança, os prazos são exatamente os mesmo de uma venda tradicional com cartão.

• Como cancelo uma venda com NFC?

O procedimento é exatamente igual de uma transação comum com cartão que você já está acostumado.

• Como identificar se o meu cartão possui tecnologia NFC?

É possível identificar pelo símbolo com 4 ondas impresso no plástico. Hoje em dia todos os emissores já entregam cartão com esse recurso, se seu cartão é antigo, entre em contato com o emissor para pedir um novo. Se você não quer pedir um cartão novo, o truque é cadastrá-lo em uma carteira digital (Exemplos: GooglePay, SamsungPay, ApplePay).

Divulgação de anunciantes: nossas análises e conteúdos imparciais são apoiados por parcerias de afiliados e aderimos a diretrizes rígidas para preservar a integridade editorial.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *