QR Code: Aprenda como funciona e como usar para pagar e receber

O QR Code é um código de barras no formato de um quadrado, esse código cheio de quadradinhos pode guardar os mais diversos tipos de informações, como endereço de uma página na internet, textos, números, e conteúdos diversos para celular. Através da câmera fotográfica de um smartphone e com ajuda de um aplicativo para decodificar o código, é possível ler as informações dentro do QR Code.

A ideia é parecida com o código de barra tradicional de boleto bancário, mas como o Código QR é bidimensional, ele é capaz de guardar centenas de vezes mais dados, com mais variedade, e melhor velocidade de leitura.

O primeiro uso popular do QR Code foi para campanhas de marketing, as empresas divulgavam os códigos em peças publicitárias para que as pessoas pudessem ler o código com o smartphone e serem direcionadas para as páginas de internet de determinados produtos ou campanhas de marketing.

O uso mais comum atualmente é de informações de pagamento, nesse caso o lojista coloca o código impresso no balcão da loja para o cliente ler com a câmera do celular e fazer o pagamento. Esse código também pode ser gerado pelas maquininhas de cartão, como as moderninhas do PagSeguro e as Point do Mercado Pago.

Vale dizer que no caso de pagamentos, em muitos casos só é possível pagar usando o mesmo aplicativo de pagamento que o vendedor usou para criar o QR Code. Por exemplo, se o lojista está vendendo usando QR Code do Mercado Pago, o cliente só pode pagar usando o app do Mercado Pago. É possível ler o código QR usando qualquer aplicativo de leitura, mas para pagar é necessário ter o mesmo app.

Como surgiu o QR Code

O QR Code foi criado em 1994 pela empresa automotiva japonesa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota, que precisava otimizar seu setor de logística. A criação funcionou e conseguiu facilitar o processo de catalogação dos componentes para automóveis.

A sigla em inglês significa Quick Response Code, ou seja, Código de Resposta Rápida. Esse nome é justamente pelo fato dos códigos poderem ser lidos e decodificados eletronicamente em grande velocidade.

É seguro?

O QR Code é extremamente seguro, não é possível criar nenhuma ameaça com ele em si. No entanto, como o QR Code pode ser usado para guardar um link da internet, uma pessoa má intencionada pode divulgar uma página com vírus ou golpe. Por esse motivo, muitos apps de leitura já funcionam com antivírus para evitar problemas aos usuários. Uma dica é apenas ler códigos QR de empresas de confiança, ou utilizar um antivírus em seu celular.

Como aceitar pagamentos por QR Code em seu negócio?

PagBank permite gerar um QR Code exclusivo para seu negócio

Aceitar código QR é muito simples, basta fazer o cadastro do seu negócio em apps que trabalham com essa forma de pagamento, ir até a opção de gerar QR Code, e imprimir o código para deixar no balcão do seu comércio.

As empresas mais famosas do mercado atualmente que geram QR Code são: PagBank, Mercado Pago e PicPay.

Nossa recomendação é que você cadastre-se em todas elas e disponibilize para seus clientes, pois cada cliente pode ter preferência de pagar por uma empresa diferente.

Também é possível gerar QR Code direto nas maquininhas de cartão, todas as Moderninhas do PagSeguro e as Point PRO e Point Smart do Mercado Pago já fazem isso com qualidade!

Venda com taxas menores usando QR Code!

Todas as máquinas ‘Moderninha’ do PagSeguro aceitam QR Code

Uma enorme vantagem do ponto de vista do vendedor é que as taxas cobradas por cada venda são muito menores. Considerando que para vendas no crédito em maquininhas tradicionais você dificilmente conseguirá taxas abaixo de 3%, receber com QR Code é uma enorme vantagem.

Veja abaixo as tarifas das principais empresas:

Mercado Pago
No cartão de crédito (recebimento na hora) – 1,99%
No cartão de crédito (recebimento em 30 dias) – 1,69%
Com saldo do Mercado Pago (recebimento na hora) – 0,99%
PagSeguro
No cartão de crédito ou saldo PagSeguro (recebimento na hora) – 0,99%
Após três meses taxa de 1,99%
PicPay*
No cartão ou saldo PicPay (recebimento na hora) 1,99% (valor promocional)

*No PicPay o custo do juros parcelamento fica por conta do comprador, por esse motivo é possível negociar até 0% de taxa escolhendo o plano recebimento em 80 dias.

Como pagar usando QR Code

Como cliente, tudo que você precisa fazer é ter um aplicativo de pagamento com opção de QR Code, o ideal é que você tenha instalado em seu smartphone alguns dos seguintes apps: PagBank, Mercado Pago e PicPay.

No app você poderá adicionar seu cartão de crédito para que seja cobrado no momento de uma compra. Você também terá opção de adicionar dinheiro gerando um boleto bancário com o valor que você desejar, e alguns apps aceitam até transferência bancária.

No momento de pagar o lojista terá em seu comércio o QR Code impresso, basta que você entre em seu aplicativo, clique na opção “pagar com QR Code”, “leitor de QR Code”, ou ainda “Aponte e Pague”, a depender no aplicativo que você está utilizando; permita o acesso a câmera do celular (caso ainda não tenha permitido), e aponte a câmera para o QR Code. A leitura será feita em questão de segundos para que você possa confirmar o pagamento.

Esses apps funcionam como carteira digital, seus dados ficam cadastrados de forma segura sem necessidade de redigitá-los na hora do pagamento, tornando mais fácil todo o processo, em poucos cliques você paga as contas usando o leitor de QR dentro do próprio aplicativo.

Contas digitais como NuBank e Banco Inter também possuem opção de pagamento por QR Code, mas como o foco desses empresas não é ser uma carteira digital, ainda não são referências no uso dessa forma de pagamento .

Conclusão

A facilidade, segurança e baixo custo do QR Code o tornam o grande candidatado para ser a forma de pagamento número 1 nos próximos anos.

O sucesso do uso de QR Code como uma das principais formas de pagamentos no Brasil é de interesse de uma grande gama de empresas privadas do setor de pagamentos, que estão investimento grande quantidade de tempo e dinheiro em campanhas de marketing para educar os clientes.

Por parte do governo o interesse também é enorme, prova disso é que o Banco Central está trabalhando fortemente no sistema de pagamento instantâneos que permitirá transações financeiras 24 horas por dia e 7 dias por semana. Parte desse sistema gira em torno do uso de QR Code, a ideia é que cada cidadão com seu CPF e cada empresa com seu CNPJ tenha um QR Code exclusivo para receber pagamentos mesmo sem possuir uma conta bancária.

Como cliente, é recomendável que você tenha pelo mesmo uma carteira digital em seu celular para pagar com QR Code, pois muitas delas oferecem cashback das compras, ou seja, você recebe uma pequena parte do pagamento como crédito em sua conta. Nossas recomendações são: Mercado Pago, PicPay e PagSeguro.

Para comerciantes, é altamente recomendado que você crie uma conta para sua empresa nos 3 principais apps de pagamentos: Mercado Pago, PicPay e PagSeguro. Com sua conta criada você pode gerar o código QR para cada uma delas e disponibilizar todas as opções para seus clientes, isso sem dúvida facilitará para você não perder vendas, e poderá ser até um diferencial para conquistar os clientes mais antenados.

Divulgação de anunciantes: nossas análises e conteúdos imparciais são apoiados por parcerias de afiliados e aderimos a diretrizes rígidas para preservar a integridade editorial.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *