SmartPay: máquina de cartão oferece taxas baixas, mas atendimento ao cliente é ponto negativo
SmartPay é uma empresa de pagamentos que oferece uma máquina de cartão de qualidade (chip grátis e impressão de recibo) e com taxas bastante competitivas.
O preço de aquisição da máquina é elevado comparado aos concorrentes (R$ 679,00), mas as taxas no plano de recebimento padrão fazem valer a pena.
Como pontos desfavoráveis estão o fato da empresa ainda ser desconhecida, além de possuir avaliações negativas no portal Reclame Aqui.
Maquininha SmartPay
No momento apenas um modelo de maquininha é oferecido, a SmartPay Completa. A máquina possui chip grátis (não precisa de celular para funcionar), suporte para conexão wi-fi, bateria de longa duração, imprime recibo em papel ou envia por SMS, e conta com 3 anos de garantia.
É possível adquirir o equipamento como pessoa física ou pessoa jurídica. A compra é feita de forma totalmente online e o pagamento pode ser realizado em boleto bancário ou cartão de crédito.
A máquina é vendida por 12x R$ 56,58 ou R$ 679,00 à vista. O prazo de entrega padrão são de 5 dias, mas pode acontecer atrasos por conta do correios, após o pagamento você recebe acesso ao portal onde pode acompanhar seu pedido.
Anteriormente também era ofertado outro modelo de maquininha, a Smartpay de bolso (menor e sem impressora de recibo), no entanto esse modelo não é mais divulgado.
Taxas baixas
Na SmartPay não existe aluguel ou taxa de adesão, a única taxa cobrada é uma porcentagem do valor de cada venda de acordo com o plano de recebimento escolhido.
No plano padrão o recebimento do valor das vendas no crédito é conforme caem as parcelas, a vantagem desse plano é que as taxas são as mais baixas. Já no plano de antecipação você recebe o valor total das vendas em até 1 dia útil, porém as taxas são mais altas.
Independente do plano escolhido o dinheiro vai direto para sua conta bancária, sem taxas por transferência.
É importante salientar que a antecipação vem habilitada automaticamente, sendo necessário solicitar desativação junto com suporte técnico para poder aproveitar as taxas mais baratas do plano padrão.
Caso você queira repassar as taxas para o cliente pagar, o processo é facilitado direto na tela da maquininha, basta escolher a opção taxa zero. O valor das parcelas é exibido na tela para que o cliente confira e aceite ou não.
Taxas SmartPay |
Plano padrão Débito 1,59% Crédito 2,39% Parcelado 2,59% |
Antecipação 2x: 4,99% 3x: 5,85% 4x: 6,72% 5x: 7,58% 6x: 8,45% 7x: 9,65% 8x: 10,52% 9x: 11,38% 10x: 12,25% 11x: 13,11% 12x: 13,98% |
Bandeiras aceitas
O número de bandeiras aceitas é limitado, mas são as principais do mercado: Mastercard, Visa, Elo, American Express, Hipercard.
Bandeiras aceitas |
Mastercard, Visa, Elo, American Express, Hipercard |
Mais recursos: link de pagamento, compartilhamento de máquina, entre outros
Ao adquirir uma máquina SmartPay você ganha acesso a alguns recursos extras, entre eles destacam-se:
- Link de pagamento: através da parceira entre SmartPay e a startup Juno é oferecido o recurso de link de pagamento, onde é possível vender via redes sociais compartilhando um link com seus clientes. É cobrado taxa de crédito à vista de 2,99% + R$ 0,40 (receba em 31 dias), e parcelado de 3,49% + R$ 0,40 a prazo + 1% a cada parcela (por exemplo, para uma venda em 3 vezes, soma-se 3%).
- Compartilhamento de máquina: recurso permite compartilhar a máquina com mais 10 pessoas e com contas de pagamentos diferentes.
- Portal do cliente: todos os clientes da SmartPay têm acesso online ao Portal Web para auxiliar no controle, gestão e fluxo de caixa da empresa.
- Divisão de vendas: as vendas realizadas podem ser fracionadas entre dois ou mais cadastros (pessoa física ou jurídica) e cada um recebe sua parte diretamente da SmartPay.
- Crédito recorrente: solução para empresas que recebem pagamentos mensalmente com cartão de crédito, como assinaturas, mensalidades e doações, sem comprometer o limite de crédito do portador do cartão.
Atendimento ao cliente não é bem avaliado no Reclame Aqui
A empresa oferece suporte ao cliente de segunda a sábado, das 8h às 21h, e em domingos e feriados das 10h às 18h. O contato pode ser realizado por telefone ou e-mail.
No portal Reclame Aqui e a empresa recebeu até o momento 8 reclamações e nenhuma delas foi respondida, portando o atendimento ao cliente é considerado insatisfatório.
Conclusão: vale a pena comprar uma máquina SmartPay?
A SmartPay oferece apenas um modelo de máquina de cartão, porém é um equipamento de qualidade, com chip grátis e impressão de recibo, o que a torna uma boa opção em termos técnicos.
O quesito taxas é o ponto mais forte da empresa, pois seu plano de recebimento padrão está entre as melhores do mercado, e o plano de antecipação também é bastante competitivo.
Os pontos fracos ficam por conta da empresa ainda ser desconhecida, aceitar poucas bandeiras, e por possuir avaliação negativa no portal Reclame Aqui, o que é uma grande preocupação para quando os clientes precisarem de suporte rápido. Além disso, o Portal Web (que parecida ter sido fornecido pela Granito BMG) e aplicativo da empresa possuem design pouco elaborado, o que acaba não transmitindo uma boa impressão.
A empresa de maquinetas de cartão Smartpay Brasil deu golpe em seus clientes????
Os atendentes do whatsapp simplesmente sumiram, o número de celular para atendimentos não está funcionando. Não consegui outra forma de entrar em contato com a empresa através das informações que oferecem no site deles. Se você puder me ajudar eu agradeço.
Olá, Natália! Não tenho nenhuma informação.