Aprenda como funciona para receber o saldo das vendas com maquininha em sua conta bancária

Se você está começando a vender com uma maquininha de cartão, é normal surgirem algumas dúvidas de como funciona esse mundo.

Se tratando de recebimento de saldo, cada fornecedor de maquininha trabalha de uma maneira um pouco diferente, mas no final das contas todos tem a opção de depositar o dinheiro das vendas direto na conta bancária que você cadastrou ao comprar a maquininha.

Saldo das vendas cai na conta bancária

Logo ao comprar a máquina de cartão você deverá cadastrar uma conta bancária, que pode ser de pessoa física ou jurídica, e conta corrente ou poupança (a grande maioria aceita poupança). Alguns fornecedores têm exceções, mas é raro. É nessa conta cadastrada que cairá o saldo de todas as suas vendas, já descontado as taxas do débito e crédito.

Porém alguns fornecedores liberam o saldo primeiro em contas digitais, o que vamos explicar abaixo.

Cartão pré-pago e conta digital podem estar no meio do caminho

Mas também existe a opção do cartão pré-pago para quem não tem conta bancária ou prefere usar o saldo no cartão pré-pago ao invés de transferir para a conta (entenda sobre cartão pré-pago clicando aqui).

Empresas como PagSeguro e Mercado Pago oferecem a opção de solicitar um cartão pré-pago junto com a maquininha, esse cartão funciona para fazer compras em lojas físicas e virtuais e para fazer saques na rede banco24horas (existe taxa para saque).

Outra característica do PagSeguro e MercadoPago é que por serem serviços de pagamento online oferecem uma conta digital para os clientes pelos seus aplicativos e sites, dessa maneira o saldo das vendas da maquininha cai primeiro na conta digital e fica guardado lá até você pedir a transferência para sua conta bancária ou para seu cartão pré-pago.

Por exemplo, vendas no débito demoram 24 horas para cair na conta digital, e depois mais 24 horas após a solicitação para cair na conta bancária. Portanto é necessário ficar esperto sobre essa ideia de “saldo em 24 horas” que algumas empresas divulgam, pois na prática pode não ser bem assim.

Exemplos de funcionamento:

  • PagSeguro: deposita o dinheiro primeiro em sua conta digital PagSeguro/PagBank, de lá você tem opção de passar para sua conta bancária ou cartão pré-pago. Não cobra por transferência e oferece PIX.
  • Mercado Pago: funciona igual PagSeguro, o saldo cai primeiro na conta digital Mercado Pago, e você escolhe se quer transferir para sua conta bancária, cartão pré-pago, ou deixar em sua conta digital. Não cobra taxa de transferência ou PIX.
  • SumUp: oferece a conta digital SumUp Bank para receber o saldo das vendas, mas diferente dos exemplos acima é possível escolher não usar a conta digital e receber diretamente em uma conta em banco tradicional. Não cobra taxa de transferência ou PIX.

Verifique se existe taxa pela transferência

É necessário refletir também sobre as taxas de saque para conta bancária.

Atualmente devido a alta concorrência muitas empresas tem criado formas de oferecer transferência para qualquer banco de forma gratuita, além de disponibilizar a tecnologia PIX em suas contas digitais.

Ainda assim, é importante ler nas páginas oficiais das respectivas contas digitas se existe algum custo por transferência, para que você não perca parte do seu lucro pagando tarifas toda vez que desejar fazer uma TED ou PIX.

Dias para recebimento dependem do plano contratado

As empresas de maquininha oferecem diferentes planos de recebimento, que variam de 1 dia útil até 31 dias corridos; ou mesmo dividido em vários meses caso a compra seja parcelada.

Você vai encontrar planos de 1 dia útil, 14 dias úteis, e 30/31 dias úteis. Todos os planos normalmente oferecem o saldo de compras no débito em cerca de 1 dia útil. A grande diferença dos planos é na questão das vendas no crédito à vista e no crédito parcelado.

Se você escolher os planos em que o saldo cai apenas no dia que de fato o cliente pagar a fatura, as taxas pelo serviço sempre serão mais baixas e vantajosas. Por exemplo, se o cliente fizer uma compra em 3 vezes no cartão de crédito, você receberá uma parte do dinheiro de 30 em 30 dias até terminar esse 3 meses. Pode ser mais demorado, mas vale a pena pelas taxas.

Porém você pode escolher antecipar todos os pagamentos, e receber vendas parcelados em várias vezes antecipadas para 1 dia útil. O dinheiro vai cair todo muito rápido em sua conta, mas o problema é que as taxas de antecipação são altíssimas, você pode chegar a perder até 27% do valor pago dependendo do fornecedor e da quantidade de parcelas antecipadas.

Divulgação de anunciantes: nossas análises e conteúdos imparciais são apoiados por parcerias de afiliados e aderimos a diretrizes rígidas para preservar a integridade editorial.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *