É melhor comprar maquininha de cartão com ou sem chip?
Todo dia aparece uma propaganda nova de máquina de cartão, e muita gente fica confusa com tanta oferta “com chip” e “sem chip”.
Mas você sabe como funciona máquina de cartão com chip e sem chip?
O que é o chip da máquina de cartão?
Sabe o chip de operadora que você colocou em seu celular? Então, é exatamente isso!
As maquininhas com chip possuem um chip de operadora dentro, dessa maneira elas conseguem usar o pacote de dados da rede móvel para aprovar as vendas. E o melhor é que não é cobrado nada de você, pois os dados móveis utilizados na maquininha de cartão é gratuito.
A grande vantagem é que você não precisará conectar a maquininha ao sinal de wi-fi ou usá-la em conjunto com um smartphone para pegar emprestado o sinal da rede móvel (explicação a seguir).
Diferenças da máquina de cartão com chip e sem chip
Como já explicamos no artigo sobre Bluetooth, as diferenças são as seguintes:
Máquina SEM chip
Para a máquina de cartão sem chip funcionar é necessário conectá-la através do bluetooth a um celular ou tablet com objetivo de pegar emprestado a internet do aparelho (seja por pacote de dados ou wi-fi).
Por ser pequena e mais barata, quase sempre não imprime recibo em papel, só envia comprovante por SMS ou e-mail.
Máquina COM chip
A grande diferença e vantagem é que possui um chip de telefonia por dentro, fornecendo pacote de dados grátis, fator que a torna independente de um celular.
E alguns modelos maiores e mais caros possuem bobina para imprimir recibo em papel.
São vendidos em modelos variados, desde pequenos (fáceis de levar até no bolso); versões de maquininhas smart para frente de caixa; e com bobina integrada para impressão do comprovante de venda.
Hoje em dia existem modelos de maquininhas com chip tão pequenas, que quase não se nota diferença de tamanho entre as sem chip.
Por exemplo, a Minizinha NFC (sem chip) e a Minizinha Chip 3 (com chip) são muito similares em formato e tamanho apesar da diferença na questão do chip. Apenas 88 contra 115 gramas, quase iguais!
Comprar COM chip ou SEM chip?
Hoje em dia estamos com o smartphone em todo lugar, não é mesmo? Por isso o fato da máquina sem chip precisar de um celular para funcionar não é problema.
Porém, a máquina com chip é independente e te economiza tempo, pois não precisa conectá-la ao celular. Além disso, você não corre o risco do smartphone descarregar ou pifar e te fazer perder vendas.
Por esse motivo, se você não se importa da máquina sem chip ser um pouco maior e mais pesada, eu digo que vale a pena comprar a maquininha COM CHIP! Pois é mais completa e independente.
Se você quer uma com chip e de tamanho pequeno, eu recomendo a SumUp On ou a Minizinha Chip (caso queira aceitar vale-alimentação/refeição). Elas são pequenas, se o bolso da calça for grande dá até pra guardar!