Yoga

O yoga é bastante popular hoje graças aos últimos anos, quando teve um crescimento bastante acelerado dos seus adeptos, mas você sabe qual é o conceito real do yoga?

Foto por Ambro do FreeDigitalPhotos.net
Foto por Ambro do FreeDigitalPhotos.net

Em busca de bem-estar, alívio do estresse e de se desligar da vida acelerada e conturbada dos tempos atuais, uma das recomendações feitas é praticar yoga. A palavra yoga significa “unir ou integrar” em sânscrito.

Enquanto uns atribuem a ele a definição de ciência, técnica, outros de doutrina, até mesmo de religião, outros já consideram o yoga como um estilo de vida e uma filosofia.

A verdade é que o milenar yoga (nascido há mais de cinco mil anos na Índia), independentemente da forma como o creditam, tem como objetivo permitir ao ser humano o autoconhecimento.

O enxergar profundamente de dentro para fora. Talvez por esse motivo, ser tão completo e amplo, é que seja difícil mantê-lo preso a apenas um conceito.

Benefícios do yoga

As técnicas do yoga promovem muitos benefícios, voltados para o corpo e para a mente. São alguns deles:

  • Consciência corporal.
  • Paz interior.
  • Saúde melhor equilibrada.
  • Bom funcionamento dos órgãos.
  • Melhora de problemas físicos que tenham origem psíquica.
  • Diminuição de problemas respiratórios.
  • Alívio do estresse.
  • Melhor concentração e foco.
  • Melhorias no processo de aprendizagem.
  • Estímulo da memória (o yoga estimula o sistema nervoso).
  • Melhora da autoestima, com a definição corporal.
  • Perda de peso.

A prática

Antes de tudo, vale salientar que o yoga pede ao praticamente respeito, calma, tranquilidade para se concentrar e paciência. Entretanto, ele é bastante democrático, podem usufruir dos seus benefícios pessoas de todas as idades e condição física. Não é necessário ser um atleta para iniciar. Basta ser uma pessoa disposta e que tenha carinho e dedicação para apreciar cada detalhe da sua execução.

O yoga combina movimentos, posturas e técnicas de respiração, propondo o trabalho físico, o mental e até o emocional, e estes podem variar de acordo com a modalidade de yoga a ser executada, já que ele possui diversas vertentes.

A respiração é um ponto fundamental do yoga. Pranayama é o nome dado aos exercícios respiratórios, sendo que prana é a energia vital ou respiração, e yama, domínio. Ou seja, os exercícios são voltados para o domínio da respiração. E, a partir do momento em que esse domínio é alcançado, se obtém mais concentração, alívio da ansiedade, entre outros benefícios que já adiantamos.

Acalmar a mente e deixar os problemas do lado de fora é primordial para se conectar internamente e se entregar ao yoga. O ambiente deve ser propício, silencioso, tranquilo, pode até conter elementos naturais como o barulho das águas, que, aliás, por si sós, oferecem tranquilidade e energia.

Yoga para gestantes

O yoga é indicado para mulheres durante a gestação em função de oferecer técnicas de relaxamento e que não sobrecarregam as articulações. Tonifica os músculos, garante flexibilidade, é uma prática que favorece à saúde cardiovascular e alivia dores.

O yoga oferece mais qualidade de vida no geral. Saúde física, mental e emocional são fundamentais. O equilíbrio permite uma vida plena em todos os setores. O que acha do yoga?

Yoga
5 (100%) 3 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*