Teologia (Significado, Tipos de Teologia, e Cursos Online)

teologia-livrosA teologia é o estudo de Deus, de sua existência e dos conhecimentos relacionados à divindade. Em grego, theos significa “Deus” e logos quer dizer “estudo”, ou “curso”, “ciência”.

A teologia é apresentada por diversos significados. Ela estuda as religiões e tradições, faz uma pesquisa histórica para tentar obter respostas para os questionamentos relacionados a Deus e estuda, ainda, de que forma a religiosidade se mantém na sociedade atual.

As Escrituras Sagradas são um ponto fundamental de partida para o início dos estudos, pois ela contém diversos temas e assuntos que podem ser desmembrados e estudados na sequência que o teólogo assim definir.

São abordados: a antropologia, a teologia do entendimento de Deus (teologia própria), da igreja (eclesiologia), dos anjos (angelologia), do pecado (hamartiologia), salvação (sotertiologia), entre muitos outros, o que faz das Escrituras a fonte mais rica de informação para se chegar ao conhecimento teológico.

Tipos de Teologia

Teologia Natural

Na teologia natural, é estudado o legado de Deus ao nosso redor. O que ele nos deixou, como o Universo, e isso seria a crença a partir da razão.

Teologia Dogmática

A teologia dogmática tem foco apenas nos dogmas, naquilo que é considerado verídico dentro da crença, nos elementos que foram considerados pela igreja como irrefutáveis, como o nascimento de Jesus pelo ventre da Virgem Maria, entre outros. Tudo o que for de encontro a isso, é evitado, não sendo campo de estudo.

Teologia Bíblica

Já a teologia bíblica se debruça nos ensinamentos que a Bíblia deixou, sendo essa a única fonte de informação.

Teologia Prática

A teologia prática trabalha com a função dessa ciência na vida das pessoas. O estudo existe pelo fato de ser útil à vida das pessoas e por ser importante socialmente. Caso seja um agente transformador e que influencia positivamente, a doutrina se torna necessária e verdadeira.

Teologia Própria

Mais do que entender o que foi feito por Deus, a sua contribuição para o mundo, a teologia própria estuda Ele próprio. Ela quer ter o entendimento da pessoa de Deus, a compreensão, lidar com sua existência e como as pessoas conseguem alcançá-lo.

O estudante de Teologia

O objetivo de muitas pessoas que estudam a teologia é o ministério, porém há, ainda, estudantes que desejam a licenciatura e se dedicar ao ensino da teologia em escolas, institutos de educação.

A evangelização pode ser feita nas redes de ensino, hospitais, unidades prisionais, entre outros locais onde a teologia pode ser um grande incentivo à promoção humana.

O teólogo tem por formação o estudo e a pesquisa. Por isso, pode se tornar um bom pesquisador na área.

Cursos de teologia

Algumas escolas, especialmente as religiosas, têm a aula de Religião em seu conteúdo programático, pois entendem que estudar a teologia é formar cidadãos de bem, com boa base espiritual e que conviverão em sociedade de acordo com as leis, preceitos e com o que é pregado pelos ensinos de Deus.

Na internet existe diversos cursos gratuitos na área para qualquer pessoa que deseje conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, além de opções pagas, com possibilidade, inclusive, de realizar um mestrado.

A Faculdade Teológica Charisma cobra apenas o certificado, no valor de R$ 36 (pesquisa realizada no dia 26/05/2016).

Na Faculdade de Teologia Nacional, há as opções de bacharelado em Teologia, mestrado e do curso de Seminário Teológico, este último não necessitando de Ensino Médio completo pelo aluno.

Você tem interesse em estudar mais sobre teologia? A ciência é rica e permite muitas áreas de atuação e pesquisa.

Teologia (Significado, Tipos de Teologia, e Cursos Online)
5 (100%) 3 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*