Técnicas de Reciclagem – Como Ajudar o Planeta com Ideias Criativas

Garrafas usadas podem virar arte (Crédito:Elaine Pozzuto Artete)
Garrafas usadas podem virar arte (Crédito:Elaine Pozzuto Artes)

Quando se fala em preservar o planeta e em sustentabilidade, entra em cena a reciclagem, que, muitas vezes, surpreende por sua grande variedade de possibilidades.

Aquelas garrafas pet que sobram de um almoço de final de semana demoram – pasme – mais de 100 anos para a sua decomposição. Isso quer dizer que o nosso ciclo de vida pode ser muito mais curto do que o do volume de lixo plástico que produzimos e que poluem o meio ambiente, sujam as ruas, entopem bueiros, colaborando para enchentes, e oferecem prejuízos aos rios e à vida marinha.

Solução? Reciclar. Usar a criatividade e fazer com que aquele material plástico seja útil de alguma outra forma. Já que ele saiu da fábrica, foi distribuído e comercializado, a responsabilidade é do proprietário dos produtos. Imagine o volume de plástico utilizado em produtos alimentícios, cosméticos, eletrônicos, nas sacolas de supermercado e muito mais.

O vidro e as latinhas são outros que, se forem descartados em lixo comum, irão atrapalhar bastante o meio ambiente. Se não forem para o descarte doméstico, ótimo. Cooperativas recolhem e vendem os produtos recicláveis para outros interessados, que farão bom uso. Como dizem, “o lixo de um é o tesouro de outro”.

Há, ainda, diversas empresas que recolhem as embalagens de seus produtos vazias e reutilizam. E isso também é sustentabilidade.

Com a imaginação, são inúmeras as ideias interessantes de uso e transformação dos materiais que sobraram na sua casa. Podem virar objetos decorativos e até móveis. Não acredita? Confira.

Ideias para reciclagem de materiais

Garrafa de vidro

Crédito: Elaine Pozzuto Artes
Crédito: Elaine Pozzuto Artes

Você tem aquela garrafa de vidro com um formato ou cor interessante e deseja fazer algo especial com ela? Uma dica é comprar bonitas flores ou colher do seu jardim e fazer um pequeno arranjo no recipiente. O seu novo e delicado vaso pode decorar o centro da mesa de jantar ou a sua escrivaninha. A garrafa vai ficar ainda mais interessante se decorá-la, por exemplo, com uma renda ou fita.

Garrafa pet

garrafas-pet-reciclagem

Ainda falando sobre natureza, por que não furar o meio de uma garrafa pet – só uma parte, colocar terra, sementes e prendê-la na horizontal na parede? Várias garrafas com mudas de plantas ou temperos farão um charmoso jardim vertical na sua varanda.

Se preferir vasos de plantas no cantinho, no chão, ou em cima de uma bancada na cozinha, vale cortar a garrafa e usar apenas o fundo dela. A parte onde foi feito o corte pode ser escondida com a colagem de tecido na borda.

Latinhas de alumínio

Crédito: Adriano Bezerra de Sousa - MEA (Móveis Ecológicos da Amazônia)
Crédito: Adriano Bezerra de Sousa – MEA (Móveis Ecológicos da Amazônia)

As latinhas de bebidas, coladas uma ao lado da outra em posição horizontal fazem o tampo. Em posição vertical, os pés. Assim, você consegue fazer, acredite, mesas e cadeiras. É uma ideia muito criativa que vale a pena testar. Imagine pintar as latinhas e fazer banquinhos coloridos de latinhas, onde você só vai gastar o material utilizado para envolvê-las, como a cola, fita adesiva ou plástico.

O que achou das ideias de reciclagem de materiais? Tem alguma outra interessante para compartilhar conosco? Gostaríamos de saber!

Técnicas de Reciclagem – Como Ajudar o Planeta com Ideias Criativas
5 (100%) 5 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*