Dicas para Aprender a Tabuada

A tabuada, como o próprio nome já diz, é uma espécie de tábua. O seu uso no aprendizado das operações matemáticas passa de geração em geração nas escolas. Mas como aprender a tabuada? Confira agora.

Se o seu filho já está naquela fase em que tem que aprender a multiplicar por 2, 3, 4 e por aí vai, é hora dos pais entrarem em cena para ajudá-lo a praticar em casa e se sair bem na escola.

O domínio da tabuada, também conhecida como Tabuada de Pitágoras, tem muito de decoreba, mas também tem alguns macetes. No início, é bem tranquilo. Mas começa a complicar – até para nós – quando o número chega a 7. Daí às vezes recorremos aos dedos das mãos e aos palitinhos. Isso porque não vale recorrer à calculadora. A tabuada deve ensinar a criança a ser independente na hora de multiplicar os números.

tabuada

Aprendendo a multiplicar com a tabuada

  1. É importante saber que, para dominar a matemática, é preciso ter bons alicerces. Isso quer dizer que você deve aprender primeiro a somar corretamente, subtrair para depois mergulhar no mundo da multiplicação, que vai depender desses conhecimentos. Tudo é interligado e um conhecimento ajuda a conquistar o próximo.
  2. Se eu sei que 8 x 4 = 32, mas o que eu preciso saber mesmo é quanto dá 8 x 3, como descubro? Simples! A tabuada de 3 fica um degrau abaixo da tabuada de 4. Por isso, eu só preciso subtrair 8 do resultado da tabuada de 4.
  3. Você entende que um número x 0 dá 0? Ótimo. E que um número x 1 dá ele mesmo? Excelente. Também vale lembrar que não importa se a multiplicação é de 2 x 4 ou 4 x 2, porque o resultado é igual. “A ordem dos fatores não altera o produto.” Regra para se levar para a vida e não complicar na hora de multiplicar.
  4. Um raciocínio básico é entender que a multiplicação simplesmente consiste na soma das parcelas iguais.
  5. É muito bom descobrir que a tabuada de 2 é feita apenas de números pares, a partir de 2 (2 x 1): 2, 4, 6, 8, 10. Também raciocine que a de 5 é formada de números terminados em 5 ou 0: 5, 10, 15, 20, 25, 30…e, ainda, que a tabuada de 10 é a mais fácil do mundo, porque basta adicionar um 0 no final: 10, 20, 30, 40…
  6. Exemplos práticos ajudam muito. Se tenho o problema de multiplicar 5 x 3, devo entender que 5 + 5 + 5 é igual ao resultado que eu quero. Para ensinar e entender isso, podemos ter como exemplo lápis. Vamos colocar 5 lápis de início, depois juntar mais 5 e, por fim, outros 5, que completarão 15 lápis, o que vai facilitar a conclusão.
  7. Desenhe uma tabela e coloque os números de 1 a 9 tanto na horizontal quanto na vertical. O ponto de ligação entre uma linha e outra pode ser preenchido com um X. Agora pense que a primeira linha horizontal que irá preencher deve ser dos números de um em um. A linha de baixo já será dos números de dois em dois e, assim, sucessivamente. Após completar a tabela, você só precisará cruzar o número que deseja, um da linha horizontal e outro da vertical. O ponto de ligação é o resultado.
  8. Na internet, há jogos disponíveis, para completar, pintar e se divertir aprendendo a tabuada.
  9. Depois de começar a brincar com os números e efetuar as operações, a criança começa a memorizar e se torna ainda mais fácil. Na matemática, a prática é a melhor amiga de crianças e adultos. Novas dicas e macetes vão sendo aprendidos e tornando ainda mais fácil. Mas o passo mais importante é sempre iniciar do básico, para que o aprendizado seja para o resto da vida.

As dicas de como aprender tabuada foram úteis para você? Quais outras dicas você teria?

Dicas para Aprender a Tabuada
4.62 (92.31%) 13 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*