Dicas para Elaborar uma Monografia Nota 10

monografia-conclusao-de-cursoA monografia é um trabalho de conclusão de curso que define se o estudante universitário provou ter adquirido conhecimentos suficientes na vida acadêmica para se formar e ir para o mercado de trabalho como um profissional capacitado.

É no seu projeto que o acadêmico desenvolve tudo aquilo que aprendeu durante o curso, e essa apresentação deve ter uma pontuação, média que é dada pelos professores que integram a sua banca.

Mas, além do conteúdo, o aluno deve obedecer a algumas regras de produção do material, que pode ser uma monografia ou mesmo um trabalho em grupo e que não se trate apenas de discorrer sobre um tema, mas pode ser um vídeo, um livro, um programa de rádio, um projeto, entre muitas outras possibilidades de acordo com a formação pretendida. É o Trabalho de Conclusão de Curso – ou TCC.

E como elaborar uma monografia? Separamos algumas dicas para produção de um trabalho bem-sucedido e para que consiga alcançar uma boa avaliação final da sua banca.

Como produzir uma monografia

Um bom tema

Antes de qualquer coisa, para decidir por uma monografia, o estudante deve ter um bom tema, que atraia a atenção dos professores que serão escolhidos para integrar a sua banca. A monografia deve ter uma utilidade acadêmica, profissional e até social. A quem o seu trabalho será interessante? Qual tema dentro do seu período de curso foi o que te despertou mais interesse e que você consegue discorrer melhor?

Embasamento teórico

É importante que o futuro formando tenha um bom embasamento teórico no assunto do qual falar. Cada curso tem suas referências de autores e profissionais cujas discussões e produção podem auxiliar o estudante na pesquisa e na sua conclusão. O aluno deve se tornar um verdadeiro pesquisador, um investigador e, para isso, é importante que leia bastante e que faça sempre questionamentos acerca dos assuntos abordados.

Roteiro do que será falado

Tanto para o que vai falar para a sua banca quanto para o material impresso que será apresentado a ela, é importante que o aluno tenha um roteiro, que deve começar com a introdução do tema, do problema e do que você vai apresentar de solução ou de conclusão.

Tenha em mente que o fluxo de informação que você encontrará durante sua pesquisa pode te fazer se perder, e você não pode deixar o enredo vago, com furos. Ele deve estar bem “costurado”, com bom embasamento e, para isso, coloque na ponta do lápis tudo o que precisa ser abordado.

Introdução do trabalho

A introdução deve dar uma prévia daquilo que será discutido. A monografia traz sempre uma problemática da área, onde o estudante pretende pesquisar e buscar soluções, ir mais a fundo no tema e levar fatos novos para aqueles para quem apresenta o conteúdo. O início do seu material escrito deve conter a sua proposta, o que você deseja apresentar e qual é a importância/relevância que se faz disso para a sua área acadêmica.

Formatação ABNT

O momento de formatar o texto requer comprometimento e perfeccionismo. Os trabalhos de conclusão de curso no país obedecem à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que muda frequentemente suas regras, o que obriga os estudantes a estudarem a formatação mais recente. Monografia fora da ABNT perde pontos consideráveis e decisivos, acredite. Na internet, há sites atualizados com as normas técnicas para se montar uma monografia bem padronizada.

As dicas te ajudaram a buscar um direcionamento para a sua monografia? Comente as suas dúvidas neste que é um momento tão importante da vida do formando.

Dicas para Elaborar uma Monografia Nota 10
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*