Marceneiro (O Que Faz, Oportunidades de Trabalho e Cursos)

O marceneiro é aquele profissional que domina diversas técnicas para transformar a madeira nas peças desejadas pelas pessoas, sejam elas móveis simples ou, mesmo, verdadeiras obras de arte. Isso porque o marceneiro moderno costuma ser um profissional versátil e hábil como um artista.

Ele restaura móveis antigos, reforma aqueles que estão desgastados pelo tempo ou que necessitam de uma releitura, de traços mais modernos e, é claro, também cria peças do zero, desde o projeto no papel. Tudo com delicadeza de detalhes, o que diferencia o seu trabalho das funções atribuídas ao carpinteiro, por exemplo, que lida de outra forma com o material, sem os mesmos critérios e tarefas.

O profissional da marcenaria conhece os cuidados necessários com a matéria-prima, tratando a madeira, utilizando verniz apropriado, lixas adequadas para as necessidades daquele projeto, impermeabilização adequada para a pintura solicitada e busca fazer o acabamento perfeito, que pode variar de estilo de acordo com o trabalho e peça a ser manejada.

Algumas áreas de atuação do marceneiro

  • Marcenaria
  • Fábrica de móveis
  • Autônomo
  • Artesanato
  • Restauração de peças antigas

Mercado de trabalho

O marceneiro pode construir sua cartela de clientes baseada na boa execução do trabalho, no atendimento atencioso ao cliente, ao esmiuçar cada detalhe conforme solicitado no projeto, ser detalhista, criativo, ser interessado e organizado no seu dia a dia de trabalho. Assim, o profissional autônomo pode divulgar seu trabalho e, ainda, obter recomendações de clientes anteriores, ajudando na sua reputação profissional.

Ao trabalhar em fábricas e marcenarias, pode ser que o profissional comece como um ajudante, uma vez que, na área, a experiência conta muitos pontos para um bom resultado. Mas existem, entretanto, cursos para profissionalização e aperfeiçoamento de técnicas de marcenaria.

O marceneiro tem como salário médio R$ 1.615,36 (fonte: Piso Salarial). Deve-se pensar em valores de salários de acordo com as regiões do país, sendo o piso salarial (valor mínimo) no valor de R$ 880.

O Senai/SP oferece o Curso de Aprendizagem Industrial – Marceneiro, que oferece qualificação profissional para aprendizes interessados no desenvolvimento de técnicas e procedimentos operacionais, e o conteúdo programático é bastante completo, pois envolve diversas áreas da marcenaria, matéria-prima e de projetos.

Também é oferecido um curso pelo Ateliê da Madeira, que tem opções de aulas presenciais nos níveis básico, intermediário e avançado, além de cursos em DVD também desde os conhecimentos primários até Profissional I e II.

Mais cursos à distância podem ser feitos pelos Cursos CPT, para diferentes níveis de conhecimento e áreas de interesse no mundo da marcenaria.

As dicas sobre a profissão de marceneiro foram úteis para você? Compartilhe as informações.

Marceneiro (O Que Faz, Oportunidades de Trabalho e Cursos)
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*