LinkedIn: 6 Passos para Conseguir Emprego com o LinkedIn!

A internet é uma vitrine de talentos, uma janela para que empregadores e empreendedores possam enxergar do outro lado profissionais com potencial. E o LinkedIn é o espaço ideal e o caminho menos curto para isso.

Mas o que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho. Seus perfis têm foco no currículo e know-how de cada usuário. Por isso, pode-se chama-lo de um verdadeiro portifólio e currículo on-line, dado o seu caráter estritamente profissional.

Como funciona?

LinkedIn-Logo

Se você busca uma oportunidade de emprego, mas não possui uma presença na WorldWide Web, reconsidere. É na Rede que as oportunidades se multiplicam, por não ter fronteiras. Dessa forma, você cria o seu perfil no LinkedIn, e empresas de todo país podem avaliar o seu perfil. Em contrapartida, as companhias ganham também em qualidade, fazendo a triagem dos melhores candidatos às suas vagas.

Para utilizar o LinkedIn, não é preciso ter grande conhecimento de ferramentas. O programa é bastante simples e pode ser utilizado também através do aplicativo de celular, disponível tantopara o Sistema iOS quanto para Android.

É possível trocar mensagens com possíveis empregadores, conversar sobre vagas, criar relacionamento com as empresas e também com outros profissionais da sua área e gerar, com isso, possibilidades de amizade e indicação para oportunidades de trabalho e muito mais. Com o tempo, seu círculo de contatos vai aumentando, e um profissional sem bons contatos não é nada.

Como ter sucesso no LinkedIn?

A concorrência entre pessoas com currículos e conhecimentos parecidos é grande, proporcional ao número de profissionais que utilizam a plataforma. Então é necessário fazer o seu perfil ter destaque no LinkedIn. Confira algumas dicas para se sobressair e conquistar a sua vaga dos sonhos:

1. Mantenha seu currículo atualizado.

Se depois que entrou para o LinkedIn, você fez um curso interessante, que agrega valor à sua profissão, não se esqueça de colocá-lo no seu currículo on-line. Descreva os conhecimentos que ganhou com essa atividade.

2. Valorize os seus conhecimentos e habilidades.

Um currículo recheado de cursos, seminários e oficinas é interessante, mas é melhor ainda que você fale um pouco sobre você, o que aprendeu com aquele curso, quais habilidades desenvolveu enquanto trabalhou no seu emprego anterior. Que tipo de profissional o empregador vai ganhar contratando você? Qual o seu perfil? – para que ele saiba se este se encaixa ao que ele procura.

3. Faça contatos.

No LinkedIn, você busca colegas de profissão já conhecidos, novos amigos, empresas nas quais tem o interesse de trabalhar, vagas de trabalho, entre outras possibilidades.

4. Seja um participante ativo.

A plataforma não vive apenas de perfis. Você pode entrar em grupos de empresas e interagir, receber informações sobre vagas, comentar publicações e enviar mensagens privadas. É possível, ainda, participar de fóruns e fazer publicações.

Além de compartilhar com o seu círculo artigos, textos sobre temas que fazem parte do seu mundo profissional e que demonstram todo o seu conhecimento para instituições e futuros chefes, você pode publicar links de sites pessoais e muito mais.

5. Explore e domine as ferramentas sem medo.

Use tudo o que o LinkedIn oferece para que consiga ir mais longe. Se você tem cursos de inglês no seu currículo, a plataforma pode verificar o seu nível de inglês e certificar de que a informação é verdadeira, dando mais credibilidade à sua trajetória profissional e ao conteúdo que você divulgou.

6. Aposte em uma foto profissional.

Por estarem nas redes sociais, muitas pessoas acreditam que o tipo de foto do perfil deva ser o mesmo. Mas se enganam. Para causar uma boa primeira impressão, opte pela simplicidade, fundos neutros, observe ao seu redor. O destaque da foto deve ser o profissional que você é, e não uma festa ou um ambiente super colorido.

Escolha uma roupa que transmita seriedade. E nada de expressões comuns de selfies. Sua foto deve ser “limpa”, mostrar quem você é. Vale muito a pena um sorriso sincero, que passe honestidade, simplicidade e empatia.

Você já tem um perfil no LinkedIn? Não espere para atualizá-lo com as nossas dicas e boa sorte na busca pelo emprego dos seus sonhos!

LinkedIn: 6 Passos para Conseguir Emprego com o LinkedIn!
5 (100%) 1 voto

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*