Gelato Italiano: a história da sobremesa (e Como Fazer!)

gelato-italiano

Você já deve ter experimentado um gelato italiano, aquele sorvete de consistência super cremosa que vem conquistando o mercado ano após ano. Mas você sabe qual é a história do gelato?

A História do Gelado Italiano

O gelato italiano vem mesmo da Itália. Mais precisamente, ele é originário de Florença. Conta-se que ele é mais antigo do que se pensa. O imperador Nerone teria mandado trazer neve das montanhas e misturá-la a frutas frescas. Mas esse doce que conquista tantas pessoas teria encontrado sua forma muito tempo depois.

No século XVI, um grande arquiteto conhecido por inúmeros outros talentos, como o da arte e pintura, trabalhava para a corte dos Médice. Ele foi chamado, então, certo dia para organizar o casamento de Maria de Médice.

E foi em virtude do matrimônio que ele teve uma excelente ideia: colocar em uma máquina, com características próximas às da geladeira – uma invenção incrível para a época – limão, açúcar, clara de ovo e leite, e, então, congelou os ingredientes. Essa seria a sobremesa do evento. E foi assim que o engenheiro inventou o seu gelato de limão.

É claro que, com o tempo, a técnica foi se aperfeiçoando e a tecnologia deu um empurrãozinho. Hoje a máquina que fabrica o gelato é o mantecatore, que bate os ingredientes enquanto os resfria ao mesmo tempo.

O gelato é feito atualmente com uma base líquida constituída de leite, creme de leite e açúcar, que é pasteurizada, recebendo outros ingredientes desejados para dar a grande variedade que encontramos hoje nas melhores sorveterias e gelaterias. O açúcar ideal é aquele que dá o ponto de cremosidade que só o gelato tem. Ele impede a cristalização, a formação de pedaços de gelo.

Receita – Como fazer gelato em casa

Você vai precisar de:

  • 2e ½ de leite integral
  • 5 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1 colher de chá de essência natural de baunilha ou amêndoas
  • 1 xícara do ingrediente escolhido para dar sabor ao gelato, batido como um purê.
  • Ingredientes adicionais a gosto (caldas, pedaços de chocolate, entre outras ideias que surgirem para incrementar o sabor)

 Modo de Preparo

  1. Você vai iniciar a receita fazendo um banho-maria. Por isso, deve encher uma panela rasa com água e esquentá-la até quase atingir o ponto de fervura. Lembre-se de que é banho-maria, por isso calcule o tamanho de uma panela que caiba dentro dessa com água.
  2. Separa as gemas das claras e reserve.
  3. O leite deve ser aquecido em fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe a chama.
  4. Agora as gemas devem ser misturadas com o açúcar cristal. Misture-os rapidamente, batendo por dois minutos até que o creme tenha uma consistência lisa. Se optar por utilizar alguma essência na receita, esse é o momento de adicionar e bater a mistura.
  5. Depois adicione o leite ao creme que acabou de fazer, com a ajuda de uma batedeira, para ir adicionando aos poucos. Lembre-se de que o leite está quente e que os ovos são sensíveis a altas temperaturas. Então vá devagar.
  6. Quando a mistura tiver ganho volume e consistência firme, leve ao fogo em banho-maria, na água quente. Mexa sem parar enquanto ela cozinha. Utilize uma colher de pau nesse preparo (o metal pode alterar o sabor). Quando a mistura começar a engrossar na colher, tire do fogo e deixe esfriar.
  7. Eis que chega a melhor parte: colocar o seu sabor preferido. Vale pedaços de chocolate, frutas, Use a criatividade.
  8. Leve o gelato para esfriar, cobrindo a tigela com plástico PVC e o deixe por cerca de 3 horas na geladeira. Nunca coloque-o direto no congelador.
  9. Depois das 3 horas, é o momento certo de ir para o congelador. Acompanhe-o enquanto isso. Não queremos que ele cristalize. Por isso, antes de congelar, misture-o. Agora sim pode deixa-lo por lá até a hora de saborear.

Você tem alguma outra dica de como fazer gelato? Qual é o seu sabor preferido? Deixe a resposta nos comentários.

Gelato Italiano: a história da sobremesa (e Como Fazer!)
5 (100%) 1 voto

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*