Fazer um Currículo de Sucesso (Os 4 Acertos e Os 4 Erros)

entrevista-curriculo-de-sucesso
Um currículo bem elaborado pode te garantir uma entrevista de emprego (Foto por franky242 do FreeDigitalPhotos.net)

Um bom currículo é fundamental para ajudar a conquistar uma vaga de emprego. Mas como conseguir alcançar o sucesso? Confira o que você deve ou não fazer no seu currículo.

É claro que a experiência, o know-how e o histórico do candidato a trabalhar em uma empresa são fatores decisivos para a seleção para uma entrevista e para a efetivação na vaga. Porém o currículo é uma ferramenta que se apresenta antes do profissional deixar uma primeira impressão. E é o resumé que pode destacar as qualidades e potencial de uma pessoa no mercado de trabalho.

O currículo é o seu cartão de visita. Então não o complique. Fale o principal, de forma organizada, sem rodeios. O recrutador sabe quem está enrolando.

Dicas para um currículo de sucesso

  1. Coloque sempre um resumo inicial sobre você. O documento não deve ter apenas locais de trabalho, telefones para referência profissional e formação acadêmica. Coloque uma introdução onde você se apresente enquanto pessoa e profissional. Conte sobre o que tem sido gratificante na sua carreira, sobre o que aprendeu com a sua experiência e o que sabe, para que a empresa saiba se você atende o seu perfil e se você se encaixaria em seu quadro de profissionais.
  2. Qual é o seu objetivo? Se a vaga pretendida é para a área de vendas, exalte suas qualidades enquanto pessoa comunicativa, persuasiva, ágil, proativa e que consegue resolver problemas com carisma e atenção para com os clientes. Informe também tudo o que tenha feito que possa acrescentar em sua habilidade enquanto profissional da área, como cursos no segmento, de finanças, administração, entre outros.
  3. Organize sua experiência profissional do último emprego relevante para o mais antigo. Assim, o mais importante, que foi o mais recente, deve ficar no topo. Caso a empresa considere irrelevante o seu estágio no início da carreira, ela não chegará a ler a informação.
  4. Você tem atividades extracurriculares que merecem estar no seu currículo? Trabalhos voluntários contam muitos pontos, pois a palavra de ordem atualmente é ter responsabilidade social e ecológica. Tem vivência no exterior? Relate isso.

Erros comuns

  1. Currículo com várias páginas e anexos: Empresas recebem diariamente muitos currículos e não dispõem de tempo para abrir um por um e ler um conteúdo muito extenso. Por isso, é importante que contenha no seu currículo apenas o essencial e que leve o empregador a conhecer você melhor, como profissional e como pessoa de talento e competência.
  2. Colocar cursos e empregos que não têm a ver com a vaga: Se o candidato deseja uma vaga de técnico de informática, de nada adiantará seu curso de culinária. Portanto, seu currículo deve estar em conformidade com a carreira que deseja ter. Caso amanhã você queira trabalhar em um restaurante, aí sim divulgue à empresa os seus dotes na cozinha.
  3. Não revisar o texto antes de enviar: Está certo que não é necessário ser um especialista em língua portuguesa para conseguir uma carreira de sucesso – embora seja muito desejável ter o domínio da nossa língua mãe. Porém enviar um documento seu, que o representa em uma triagem de profissionais propensos ao convite para uma entrevista de emprego, pode demonstrar ao empregador que você é um profissional desatento e desleixado, pouco comprometido com a qualidade.
  4. Foto: Fotografia em um currículo é um item indispensável, pelo menos em um primeiro instante, a menos que a empresa peça para que envie. Se a vaga pretendida não pede foto, colocá-la pode até dar a entender que se deseja obter vantagem por atributos físicos. E se você tiver carta branca e for solicitada a sua foto, envie uma foto condizente com a vaga de emprego. Uma foto 3×4, com destaque para o rosto, pode ser mais do suficiente. Caso você tenha se candidatado a uma vaga em promoção de eventos, para trabalhar em estande ou feiras, pode ser que a empresa solicite uma foto mais informal, de corpo inteiro ou, ainda, sorrindo. Esse tipo de foto é pedido normalmente em vagas para modelos.

Você já tem um currículo formatado para buscar um emprego de sucesso? Esperamos ter ajudado a valorizar ainda mais as suas qualificações.

Fazer um Currículo de Sucesso (Os 4 Acertos e Os 4 Erros)
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*