Estudo e Memorização – Potencialize Seus Resultados!

Precisa estudar melhor para alcançar mais resultados? Se você está prestes a fazer uma prova importante e necessita do máximo desempenho, confira como melhorar o estudo e memorização do conteúdo.

6 Dicas para potencializar os estudos

  1. Você precisa tornar o seu ambiente de estudo agradável, uma vez que já foi definido que vai passar algumas horas por dia ali. Convém levar uns lanchinhos e deixar perto de você. Não passe fome, nem sede e não pense que estudar é estar de castigo.
  2. Uma dica interessante é se sentar confortavelmente. Assim, você não terá dores nas costas e nem vai se distrair do que estudando para poder se ajeitar melhor. Fique mais confortável, mas não o suficiente para ficar com sono, ok? A posição inclinada leva à sonolência e à dispersão. E o que você precisa é de foco nesse momento.
  3. É do tipo desorganizado? A falta de organização definitivamente não combina com os estudos. Isso porque, quando se tem pouco tempo para estudar e muito conteúdo, é necessário traçar estratégias eficientes para que o tempo renda o suficiente, e a desorganização é inimiga do tempo. Basta ver pelo tempo que se leva para colocar em ordem textos de disciplinas antigas, pastas e separar por semestres ou disciplinas.
  4. Tenha sempre uma agenda e anote os horários que você tem disponíveis para estudar durante o seu dia. Já separe dias certos para estudar determinadas matérias. Dessa forma, não correrá o risco do tempo esgotar, o dia da avaliação chegar e não ter conseguido estudar todo o conteúdo.
  5. Ler e reler. Parar de ler. Se fazer as perguntas do texto e tentar responde-las com as suas palavras. Esse é um jeito eficiente de estudar para provas escritas. Já para as exatas, a melhor forma ainda é necessário executar os cálculos, repetir problemas similares e se familiarizar com a resolução. Simular exercícios é o ideal para se preparar bem para provas objetivas.
  6. Grifar e resumir textos tomam mais tempo do que ajudam. Essa é a verdade. Resumir, porém, ainda é melhor do que apenas grifar – até porque os mais ansiosos e perdidos costumam grifar boa parte dos seus materiais e continuam sem saber de fato o que é importante mesmo do conteúdo para se estudar e aprender.

Memória

Você é ruim para lembrar fórmulas, datas e acontecimentos importantes? Talvez a melhor alternativa seja começar a fazer anotações, especialmente daquilo que acha que pode esquecer.

Sabe aqueles detalhes que podem confundir e que você tem quase certeza que não vai se recordar na hora H? Então coloque-os no papel. Acredite se quiser. Só pelo simples fato de escrever, há pesquisadores que sugerem que é mais fácil de memorizar.

Fatores que atrapalham a memória

  • Consumo de cigarro
  • Falta de oxigenação no ambiente de estudo
  • Consumo de álcool
  • Noites mal dormidas
  • Má alimentação (ausência de nutrientes importantes, como o magnésio)

Como exercitar a memória para melhorar o estudo

estudo-e-memorizacao
Foto por MR LIGHTMAN do FreeDigitalPhotos.net

Proponha desafios ao seu cérebro. Ele precisa se “exercitar”. Jogos de lógica e, é claro, “jogo da memória”, funcionam. Gradativamente sua concentração e memória vão aumentar.

Continue colocando a mente em forma, por exemplo, com pequenos exercícios cotidianos. Faça esquemas e associações de coisas a situações. Essa é uma forma de decorar e não se esquecer do mais importante na prova.

Crie histórias mentais. A memória visual humana tem grande poder. Até a musical. Por isso, contos onde você relaciona a matéria ou texto que precisa memorizar a situações do seu dia a dia serão muito mais fáceis de assimilar e incorporar à sua memória.

Os profissionais também fazem muito uso disso e, especialmente, de músicas, onde fazem paródias de canções famosas e que agradam os alunos, mas utilizando letras que são – quem diria? – o conteúdo da disciplina do semestre.

Você tem outras dicas de estudo e memorização para compartilhar? Fique à vontade e participe.

Estudo e Memorização – Potencialize Seus Resultados!
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*