O que é Ecoturismo?

Também chamado de turismo ecológico, o ecoturismo é um segmento de atividade turística que tem como premissa usufruir da beleza e do patrimônio natural de uma região, porém de forma sustentável.

ecoturismo
O que é ser sustentável? É promover passeios e atrações para encantar as pessoas sem, com isso, explorar e ofender o meio ambiente. Dessa forma, o turismo se torna sempre viável, pois a natureza se renova a cada dia se estiver em mãos conscientes, o que se torna bom para todos: para quem investe, para o visitante, para o loca e seus moradores, que têm a economia local mais desenvolvida, e, principalmente, para a natureza.

No turismo ecológico, as características que fazem um local ser atraente, como as suas águas, paisagens e relevo próprios para o mergulho, pesca ou rapel, por exemplo, são divulgadas, mantidas e preservadas. Assim, o turista pode testemunhar áreas que jamais teria visto em um outro lugar qualquer. Cada diferencial é exaltado para os visitantes do País e estrangeiros que tenham o perfil exato daqueles que mais vão gostar do passeio.

Turismo de aventura

Dentro do turismo ecológico, existe o turismo de aventura como sendo uma de suas vertentes. E esse tipo de atração é voltado especialmente para as pessoas que gostam de esportes radicais, de fazer trilha e de se envolver em desafios de tirar o fôlego, como saltar de abismos ou mergulhar com tubarões. É isso mesmo que você leu. Muita gente tem esse tipo de programa como a “a viagem de sua vida”.

Mas não se assuste. Caso queira experimentar um pouco mais de adrenalina e se arriscar no turismo aventureiro, busque referências, indicações de pessoas conhecidas de locais bem preparados, com boa infraestrutura para oferecer a você e a sua família a segurança que se precisa para as atividades, pois, sem profissionais preparados, instrutores, local adaptado e equipamentos certos e de qualidade, todo passeio pode oferecer riscos.

Lugar para relaxar

Não era adepto de esportes que exijam mais coragem e não ficou convencido ainda? Tudo bem. Você pode praticar o ecoturismo velejando, desembarcando em uma praia bonita e até pescando. O ecoturismo deseja mesmo é ter o contato com a natureza que ele não tem no dia a dia. Fazer um programa que o coloque em sintonia com a fauna, a flora, as águas e tudo aquilo que transmite leveza e paz. Que recarrega as energias.

E esse é o turismo ecológico. Uma fonte de energia viva que deve ser inesgotável, renovável, valorizada, apreciada e, ao deixá-la, levar consigo apenas as sensações e não extrair nada dela além dessas boas vibrações, para que, ao voltar, seja exatamente igual à lembrança que cultivou: como um paraíso e um refúgio sempre de braços abertos.

Qual é o seu destino e tipo favorito de ecoturismo? Conte para nós.

O que é Ecoturismo?
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*