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segunda-feira, 13 de agosto de 2012
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Como lidar com uma rotina pesada e o estresse? Psicóloga responde

Por Rosimeire Oliveira | Bem-estar, Colunistas, Destaques Thumbs

A psicóloga Rosimeire Oliveira responde dúvida de leitora

Tenho 30 anos, e meu dia a dia é muito corrido e cheio de problemas. Vivo mais estressada do que nunca, às vezes acabo me afastando até mesmo da minha família. Estou preocupada com isso que não é normal, pois eu não era assim. Peço ajuda nessa situação.

Vamos começar entendo um pouco melhor o que é o estresse. Trata-se de uma resposta fisiológica a algum acontecimento que nosso cérebro interpreta como sendo uma ameaça.

Apesar dos seres humanos terem evoluído, nós ainda mantemos algumas heranças dos nossos antepassados que viviam nas cavernas. Nessa época as ameaças que os homens precisavam enfrentar eram basicamente os animais ferozes, seja para fugir de algum predador ou para caçar para alimentar a família. Em situações como essas o homem precisava de força para correr ou parar lutar com o animal, e então, o corpo aprendeu a se preparar para facilitar a tarefa concentrando o sangue e o oxigênio nos músculos, entre outras mudanças fisiológicas. Com isso, a pessoa fica mais forte para lutar com o animal ou fugir dele quando for necessário.

O sangue é o meio de transporte do oxigênio no nosso corpo. Quando há uma concentração do sangue nos músculos, outras regiões ficam menos irrigadas. Uma região que fica afetada nesse processo é o cérebro. Com menos sangue o cérebro tem seu funcionamento prejudicado. Fica mais difícil se concentrar, raciocinar logicamente e tomar decisões para resolver a situação que está causando o estresse.

Hoje não temos mais que fugir de animais ferozes ou lutar contra eles para conseguirmos alimentos. Mas, nosso corpo continua fazendo o mesmo processo quando nos sentimos ameaços por uma bronca do chefe, pelo trânsito parado que vai nos atrasar, pela fatura do cartão de crédito que está mais alta do que imaginávamos, e assim por diante.

A grande diferença é que quando lutávamos ou saíamos correndo logo depois de um evento estressante essa atividade física fazia com o que o nosso corpo revertesse esse processo e tudo voltasse ao normal. Hoje, continuamos nos estressando, passando pelo mesmo processo, mas não podemos lutar com o chefe, nem abandonar o carro e sair correndo quando o trânsito está parado. Dessa forma, os efeitos do estresse se prolongam em nosso corpo. Algumas vezes acabam se tornando permanentes.

Um pouco de estresse é importante na vida de todo ser humano. Sem ele não teríamos energia para realizar muitas tarefas. O estresse por si só não é prejudicial. O que prejudica, e muito, é quando o estresse é intenso e recorrente, pois não é natural que estejamos sempre com o nosso organismo alterado.

O estresse recorrente causa danos físicos e emocionais que, se não tratados, podem levar ao adoecimento. Para tratar o estresse há duas intervenções que precisam ser feitas:

1) Tentar identificar a causa do estresse e tentar eliminá-la ou diminuí-la. O que tem te causado estresse? Quais as formas de diminuir a ocorrência desses acontecimentos? Nem sempre a pessoa consegue identificar essas causas sozinha e, em situações assim, pode pedir ajuda para um psicólogo, que poderá fazer uma análise aprofundada dos estressores.

Após identificar os estressores, tentamos afastá-los ou diminuir a sua ocorrência. Se o chefe é quem tem te estressado, tente conversar com ele sobre isso. Se não resolver, que tal procurar outro trabalho? Concordo que não é algo simples. Muitas vezes a fonte do estresse é dificílima de ser removida, mas qualquer melhoria que for alcançada será válida. Lidar com o estresse significa fazer mudanças em nossa vida, e mudanças são difíceis mesmo, mas a consequência do esforço será gratificante.

2) Fortalecer-se, física e emocionalmente. O estresse abala a nossa saúde e traz problemas emocionais. Se estivermos com a saúde física e emocional abalada, ficamos mais suscetíveis ao estresse; vira uma “bola de neve”. Então, precisamos fortalecer nosso corpo com boa alimentação, sono de qualidade, exercícios físicos e etc. para que o próximo evento estressor não nos abale muito.

Com a saúde emocional não é diferente. Mas, você deve estar me perguntando: o que fazer para fortalecer a saúde emocional? E a resposta é mais simples do que parece; divirta-se, faça coisas que te dão prazer, faça exercícios de relaxamento, busque ajuda profissional para aprender a ser assertiva no seu dia a dia e aprender a se aborrecer menos com os acontecimentos ao seu redor.

Que os eventos que causam estresse acontecem na vida de todos é um fato, mas a forma como encaramos esses eventos contribui muito para que o impacto sobre nós seja superável ou devastador. Pessoas mais otimistas, menos exigentes e mais bem humoradas não se abalam tanto com os estressores que inevitavelmente ocorrem. A boa notícia é que é possível mudar a nossa forma de encarar os estressores e aprender a lidar com eles sem sofrer tanto.

Rosimeire Oliveira é psicóloga formada pela Universidade Mackenzie. Mestranda em Neurociência e Cognição na Universidade Federal do ABC. 
Áreas de atuação: 

Psicoterapia para adultos e idosos 
Avaliação e reabilitação neuropsicológica 
Desenvolvimento e aplicação de oficinas de treino cognitivo 

Site: 
www.rosimeireoliveira.com.br 

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