Confeitaria Artística (Sua Oportunidade de Lucrar com Bolos Decorados)

bolo-decorado-branco-com-rosasO mercado no ramo alimentício tem crescido cada vez mais no Brasil. Mesmo com o país passando pela atual crise financeira, a confeitaria artística por serem doces usados somente em datas comemorativas e eventos, abrem espaço para novos profissionais no mercado.

No texto abaixo, leia mais a respeito sobre o que é confeitaria artística, quais os doces que podem ser feitos por estes profissionais, e como lucrar com esta profissão:

Confeitaria artística

Os buffets, restaurantes, bares, cafeterias, supermercados, padarias, entre outros tem necessitado cada vez mais de profissionais que tenham o conhecimento em confeitaria artística.

A confeitaria artísticaé uma profissão no ramo alimentíciode bolos e doces esculpidos e modelados, que exigem do confeiteiro habilidade, talento e muitas técnicas. Os doces costumam ser temáticos de acordo com o tema solicitado pela pessoa ou empresa que comprará os doces. Os bolos ou doces feitos com a confeitaria artística normalmente são decorados com pasta americana, chantillys e com diversos tipos de recheios. Dentro dessa profissão de confeiteiro é necessário que você saiba preparar massas, cremes, recheios, coberturas, prensagem, nivelamento, empilhamento de bolos, decorações como drapeado, panos ou lenços caídos, laços, rendas, acabamentos em glacê, pastilhagem, entre outros.

Os bolos de confeitaria artística podem ser tanto reais (comestíveis) utilizados no consumo e falsos (artístico) aonde sua função é apenas enfeitar a mesa onde ficará junto com objetos e outros doces decorativos e outro bolo comestível será servido aos convidados.

O ramo alimentício é o que mais tem crescido atualmente no Brasil. Os bolos e doces são símbolos de diversas ocasiões, pois são usados para celebrar datas comemorativas, uniões matrimoniais, aniversários, batizados, formaturas, coquetéis, inaugurações, entre outros. Por serem datas que não se repetem com tanta frequência, as pessoas que costumam comemorar estes eventos não medem esforços para investir em doces mais trabalhos de confeitaria artística.

Os tipos de doces que fazem parte da confeitaria artística são:

  • Bolos
  • Cupcakes
  • Cake pops
  • Trufas de todos os sabores decoradas
  • Maçãs, inclusive as maçãs do amor
  • Biscoitos de todos os tipos
  • Brigadeiro Gourmet
  • Doces tradicionais como cajuzinho, beijinho, bicho de pé entre outros
  • Bem casados
  • Bolachas decoradas com pasta americana
  • Macarons
  • Pirulitos decorados de diversos sabores decorados com pasta americana
  • Mini bolinhos
  • Entre outros.

Ganhe Dinheiro com Bolos Decorados

confeitaria-artistica
Profissional decorando bolo (Crédito: Wilton.com)

Como citado acima este mercado vem crescendo muito no Brasil, e ganhando destaque como uma profissão em que é possível lucrar até mesmo trabalhando em casa.

Segundo a ABIP( Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) em 2011 o setor de confeitaria artística representa cerca de 780 mil empregos diretos e mais de 1,8 milhão de forma indireta.A ABIP também registro um aumento de 2,7 % de crescimento no faturamento nas empresas de panificação e confeitaria artísticas brasileiras, com o faturamento chegando até R$ 84,7 bilhões.

Esse ramo segundo algumas pesquisas realizadas pelo SENAC possui vagas sobrando, pois profissionais treinados e qualificados que fazem doces finos estão em falta no mercado. Além de padarias de alto padrão, confeitarias é possível que você trabalhe em casa, anunciando seus doces pela internet ou até mesmo pelo famoso “boca a boca”.

Você pode começar a partir de um curso técnico aonde aprenderá as técnicas necessárias para produzir doces de confeitaria artística. Para que você consiga lucrar dentro desse ramo alimentício e imprescindível que você não tenha medo de vender e nem se arriscar a produzir os mais diversos tipos de doces para uma grande variedade e datas comemorativas e festas que você poderá começar vendendo.

Assim como em toda profissão, no inicio, você precisará correr atrás de clientes, investir na sua capacitação, no marketing, e com carinho e dedicação você fará parte do numero de pessoas que trocaram suas profissões e começaram a vender doces ganhando muito mais do que poderia imaginar.

A confeitaria artística é uma profissão em crescimento que vale a pena ser investida, pode isso não perca tempo. Comece um curso e a cozinhar em casa para dar início a essa nova profissão obtendo o lucro desejado.

Confeitaria Artística (Sua Oportunidade de Lucrar com Bolos Decorados)
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*