Caricatura de Fotos (História, Programas Grátis, e Curso Profissional)

Aprenda aqui o que é caricatura, história da arte, programas grátis para fazer caricaturas online, e como iniciar seus trabalhos para fazer caricaturas profissionais.

caricatura-mr-beanVocê já ouviu falar caricatura? São desenhos de pessoas, com ênfase no rosto, com traços exagerados para que algumas coisas possam se sobressair, como bochechas, olhos ou boca grande. Na maioria das vezes, é utilizada em versão humorística mesmo, para satirizar algum acontecimento na mídia. Por outro lado, as pessoas que trabalham com essa arte tiveram seu mercado ampliado quando puderam atuar também em eventos, fazendo a caricatura de convidados e até mesmo casais em cerimônia de noivado ou casamento. Se interessou pelo tema e quer saber mais? Então, você não pode perder este artigo sobre caricatura, confira!

A origem desse tipo de arte foi batizada em italiano, o termo caricare, que significa carregar, isto é, exagerar, aumentar a proporção de algo, neste caso, para satirizar alguma questão, seja ela de cunho político ou então para, simplesmente, tirar sarro de alguma personalidade. Essa arte é considerada como expressionismo, pois é uma linha artística em que o autor exprime as impressões que sentiu sobre uma pessoa, colocando os exageros para evidenciar esse sentimentos.

Um dos nomes mais famosos da arte em caricatura é o de Annibale Carracci, pintor italiano que participou das obras do Palácio Farnese, no século XVI. Domenichino, Guercino, além de Pier Leone Ghezzi, foram alguns outros famosos artistas que se dedicaram, alguns praticamente integralmente, à arte da caricatura.

Como entrar de cabeça no mundo da caricatura?

Se você já gosta e sente uma certa facilidade para o desenho, já tem meio caminho andado para entrar de cabeça no mundo da caricatura. Por outro lado, se você já não sente tanta familiaridade assim, não se preocupe! Como esse tipo de arte acaba trabalhando mais com a sensibilidade de leitura da personalidade e aparência das pessoas, de alguma forma, saber desenhar acaba ficando em segundo plano. Além disso, não é todo mundo que precisa trabalhar com a caricatura de maneira tradicional, ou seja, por meio de desenho.

Créditos: Amarildo Lima (amarildocharge.wordpress.com)
Créditos: Amarildo Lima (amarildocharge.wordpress.com)

Atualmente, com a tecnologia tão avançada, você pode ser um artista que atua no ramo da caricatura digital, isso mesmo! Existem muitos programas, entre aplicativos mais simples, que podem ser a sua porta de entrada para trabalhar com esse tipo de arte e tudo que você precisa é de um computador, a instalação do programa ou aplicativo, além de, é claro, muita sensibilidade para perceber quais os traços que devem ser sobressaltados das pessoas que passarão pela experiência de serem caricaturadas por você.

Essa pode ser uma maneira bastante rentável de trabalhar. Isso porque, atualmente, muitos eventos, shopping centers, feiras livres, entre outros, buscam pessoas para fazer desenhos engraçados sobre seus convidados, não de maneira realista, mas de forma bem humorada, que alegre a todos.

Entre as páginas eletrônicas com as quais você pode começar a fazer caricaturas e, quem sabe, já iniciar o seu mercado por meio de um perfil no Facebook ou até mesmo em um site ou blog próprio, estão:

Lembre-se que para trabalhar com caricatura de maneira online, é necessário que você possa ter acesso à uma foto da pessoa. Agora, se quiser atuar de forma mais tradicional com essa arte, um curso de desenho básico já pode te ajudar, existem muitos artistas que, na falta de algum evento, feira, aniversário, entre outros, acabam montando uma pequena barraquinha em praças públicas para vender seus quadros. Essa é uma coisa que você pode experimentar também, não há limites para trabalhar com artes visuais, tudo vai depender da potencialidade da sua criatividade!

Caricatura de Fotos (História, Programas Grátis, e Curso Profissional)
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*