Canvas – Modelo de Negócios (Alternativa ao Plano de Negócios Tradicional)

Quando se pensa em abrir um negócio, muitas são as dúvidas, não é mesmo? Será que vai para frente? Será que terei lucros e conseguirei arcar com os custos do novo projeto? O canvas (Business Model Canvas) é um novo modo de fazer um plano de negócios que pode ser muito útil para você.

canvas-modelo-de-negociosUma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje por profissionais das mais variadas áreas e empreendedores, o canvas é prático e de grande versatilidade. Com ele, o empresário pode desenvolver montar seu modelo de negócios apenas preenchendo de forma prática os nove blocos do quadro.

O Método Canvas: Inovação nos Negócios

O canvas, ou Business ModelCanvas, se baseia em conceitos do Design Thinking, que é um conceito utilizando principalmente por startups, que visa ter uma abordagem estratégica do negócio voltada para a solução de problemas sob o ponto de vista da experiência do cliente e não apenas olhando para estatísticas e números.

E essa integração traz ao canvas – e ao empreendedor que o utiliza – a possibilidade de propor ao negócio a inovação que ele precisa, uma visão renovada e bastante abrangente, que vai desde questões financeiras, de marketing a estruturais.

Fazem parte do canvas:

Oferta de Valor

Um ponto muito importante de qualquer empreendimento são as propostas de valor. É necessário saber o quanto se deve investir para alcançar o que o cliente precisa e deseja. O que você tem a oferecer a ele? Quais produtos e serviços serão o seu diferencial? O seu negócio precisa se destacar.

Parceiros-Chave

Os parceiros-chave são os keypartners. Ter um bom relacionamento com fornecedores e parceiros é primordial para que o negócio seja bem-sucedido. Quem irá trabalhar associado a você e contribuir para a qualidade do seu produto ou serviço?

Atividades-Chave

Do que seu negócio precisa para seguir em frente? Quais são as atividades essenciais para que ele funcione como esperado? Nesse ponto, o empreendedor deve ter definido aquilo que precisa ser executado como prioridade, ou seja, relacionamento com os clientes, oferta de valor, etc.

Recursos-Chave

Recursos financeiros, físicos, intelectuais ou humanos. Entra nesse item o tipo de equipamentos que necessita e funcionários capacitados para as funções a serem desempenhadas também.

Relacionamento com Clientes

Os clientes são peça fundamental para o negócio obter sucesso. O que será preciso para a manutenção do bom relacionamento com os clientes deve entrar nesse tópico.

Segmentos de Clientes

E, por falar em clientes, o empreendedor precisa saber, logo de início, quem é o seu público-alvo. A quem se deve alcançar? Essa pergunta deve ser respondida para que seja desenvolvido um trabalho eficaz, que acerte em cheio a clientela.

Canais de Comunicação

Os canais de comunicação são a forma como a empresa irá se interagir com o cliente, como ele irá conhecer o produto, dar feedback, além de ter um suporte após a compra.

Estrutura de Custos

Quanto será gasto para aplicar o modelo de negócio? A estrutura diz respeito aos custos, que fazem parte da operação da empresa.

Fontes de Receita

Como gerar receita? A renda que a empresa poderá ter através de seus clientes entra nesse item.

Plano de Negócios Online

É possível obter um plano de negócios online. Há diversas plataformas disponíveis para se criar o seu próprio canvas, com consulta e acompanhamento do negócio a qualquer momento que precisar, tudo remotamente e de forma sigilosa, onde o acesso é restrito ao empreendedor.

O Sebrae oferece, através do aplicativo Sebrae Canvas, um plano de negócios, que está disponível para iOS.

Canvas – Modelo de Negócios (Alternativa ao Plano de Negócios Tradicional)
5 (100%) 1 voto

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*