Calvície – Causas e Tratamentos para Queda de Cabelo

A calvície é o problema que corresponde à queda dos cabelos, tanto em homens quanto mulheres. Pode ter muitas causas e tratamentos diferentes recomendados para prevenir, reduzir e combatê-la.

jude-law-entradas-calvicie
Ator Jude Law e suas famosas entradas.

Causas da calvície

Em geral, a calvície atinge mais a área do topo da cabeça, e a falta de fios de cabelos atinge especialmente a autoestima. Mas o que causa a calvície?

A queda é diferente da doença calvície. Distúrbios hormonais e carência de nutrientes importantes podem ser responsáveis por uma maior queda de cabelos, o que não significa que não seja possível reverter o quadro mudando os hábitos de vida, pois é possível sim.

Contra a queda dos cabelos, vale repor as proteínas necessárias para cabelos saudáveis. Uma alimentação rica em proteínas ajuda e muito na tarefa. Por isso, é importante ingerir carnes ou suplementos com proteínas de soja. Além disso, consumir ferro, zinco, vitaminas, que são fundamentais para cabelos fortes e saudáveis e um bom desenvolvimento capilar.

E a calvície? Bem, os homens são os mais acometidos por ela, por possuírem mais hormônios masculinos, a testosterona, a grande responsável pelo problema.

Distúrbios hormonais e fatores genéticos podem ser decisivos e ser apontados como os vilões dos cabelos que estão caindo sem controle. A calvície é poligênica, o que quer dizer que há genes dos pais, que podem ser o pai e a mãe ou dos avós, envolvidos nesse processo.

Assim que os sinais de calvície se revelam, é importante procurar um especialista, para que o tratamento comece o quanto antes e dê resultados satisfatórios para o paciente, aumentando sua qualidade de vida e confiança.

Fatores psicológicos

Os homens têm mais chances de adquirir calvície. Mas um fator que também influencia bastante é o estresse, que pode ser desencadeado pelo sexo feminino também. A tensão emocional é outro motivo que, inclusive, leva os casos de calvície feminina a serem mais frequentes nos dias de hoje, onde o estilo de vida da mulher mudou e continua em constante transformação. A sociedade muda, e os problemas também se refletem nisso.

Até mesmo o excesso de oleosidade, nunca tido antes, pode surgir em virtude de uma rotina estressante ou mesmo de um quadro de depressão. É sempre essencial visitar um médico, para descartar doenças e outros problemas de saúde que podem estar causando a calvície, como alergias, ovários policísticos, hipotireoidismo e diabetes.

Tratamentos para Calvície

Após diagnóstico da raiz do problema pelo médico, é hora do tratamento. Há homens que são indicados a fazer um implante, tomar medicamentos para que ele seja bem-sucedido nesse processo também. A intervenção cirúrgica é indicada quando outros tratamentos não se fazem eficazes para o paciente, o que é estudado caso a caso.

Há medicamentos indicados como alternativa ao implante, como a Finasterida, que pode ter como resultado 20% a 30% de crescimento de cabelos.

Já no caso das mulheres, bons resultados são obtidos com a Flutamida, que melhora a queda de cabelo, mas precisa de atenção quanto aos seus efeitos colaterais. O uso deve ser controlado e supervisionado. Existe também a opção de ingestão de hormônios por via oral ou utilizados em loções, que também proporcionam satisfação para as pacientes.

Você sofre de calvície? O que acha do tema e dos tratamentos disponíveis no mercado?

Calvície – Causas e Tratamentos para Queda de Cabelo
5 (100%) 5 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*