Ayurveda – Saiba Como Ela pode Mudar sua Vida!

AyurvedaCom cerca de 7 mil anos de existência, a ayurveda é um conhecimento médico indiano que tem como objetivo a qualidade de vida e satisfação plena. Ayur se refere à vida, e veda significa ciência, traduzindo-o como “Ciência da vida”.

Muito completa, a ayurveda objetiva o equilíbrio entre o funcionamento do corpo e a mente. Buscando uma vida longa e feliz, com muita saúde, os seus praticantes foram conquistados pela filosofia.

O conhecimento milenar trabalha com a identificação de cinco forças da natureza que se combinam e originam o organismo. São elas: o espaço, ar, fogo, água e a terra. Se o ser humano se relaciona bem com o seu ambiente e com a natureza, não há por que estar mal de saúde.

Como funciona a ayurveda

doshas

No Brasil, a ayurveda é conhecida de profissionais de fisioterapia e psicologia. É considerada uma medicina, inclusive, sendo mais antiga do que a medicina chinesa, tendo influenciado as que vieram posteriormente.

A ciência trabalha com a ideia de que a doença pode estar presente no corpo humano antes de sua detecção. Por isso, a importância de evitar e combater o desequilíbrio, porta de entrada para as enfermidades.

A medicina ayurvética não vive da prescrição de remédios como a cura e solução para os problemas de saúde.

Principal conceito desse conhecimento oriental, o dosha, é encontrado nos elementos da natureza, sendo:

  • Vata – Espaço e o ar.
  • Pitta – Fogo e a água.
  • Kapha – Água e a terra.

Diagnóstico

  • Características físicas do paciente.
  • Exames, a exemplo de urina e da língua.
  • É traçado o perfil psicológico do paciente.
  • Exame de pulso, bastante hábil, onde cada ponto pressionado faz uma avaliação de doshas.

Com o diagnóstico em mãos, o especialista em terapia ayurvética vai indicar um tratamento voltado para os doshas observados. Cada indivíduo pode apresentar mais de uma composição.

Como a ayurveda prima pela prevenção, serão sugeridas medidas a serem tomadas antes do aparecimento de patologias.

O indivíduo que apresenta vata será instruído a fazer atividades que promovam relaxamento, por ser este dosha considerado em constante agitação. Pode ser meditação, yôga, entre outras práticas.

O paciente que tem pitta deve fazer natação, por exemplo, ou outra atividade que equilibre o fogo contido no seu dosha.

Já as pessoas que apresentam kapha podem praticar exercícios que demandem mais energia, adrenalina, por serem em sua essência mais calmos. Tudo visando ao equilíbrio, a balancear as características do indivíduo com o que o universo pode oferecer a ele para promover a estabilidade.

Alimentação

O equilíbrio também será encontrado na alimentação. A ayurveda deposita na dieta alimentar grande responsabilidade também na regulação dos doshas. Um ponto importante é que para a medicina indiana, os alimentos não devem ser nem crus nem muito cozidos, e devem ser consumidos mornos.

Cozinha de acordo com os elementos:

  • Vata – A dieta para vata deve ser “quente”, pesada e que forneça muitos nutrientes para o indivíduo. Deve ser privilegiado o sabor salgado, porém o ácido e o doce também devem ser consumidos. Os vegetais se comportam melhor cozidos. Esse pensamento se estende aos diversos alimentos frios e crus, que devem ser evitados, a exemplo das saladas. Todos os laticínios estão liberados.
  • Pitta – O sabor ácido deve ser evitado. Sua dieta deve ser fria, composta por saladas, frutas e vegetais crus, também cereais e legumes. Um aliado é o sabor amargo, que vai reduzir pitta nos indivíduos, equilibrando o organismo. É importante abrir mão do consumo de frituras, gorduras e alimentos picantes.
  • Kapha – Dieta leve, diurética e seca. Todos os tipos de açúcar devem ser evitados, da mesma forma, alimentos que tenham sabor doce, até mesmo o arroz, devem ser consumidos em pequena quantidade. Para quem deseja emagrecer, pode ser indicado o consumo de alimentos com sabor picante e amargo, como a pimenta. Os produtos de origem animais recomendados são frango e peixe. As demais carnes e os ovos devem ser evitados.

Já conhecia a ayurveda? Ela pode ser a resposta para o equilíbrio que o seu corpo e mente precisam.

Ayurveda – Saiba Como Ela pode Mudar sua Vida!
5 (100%) 5 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*