Artesanato – um Hobby Lucrativo!

O trabalho com as mãos que transforma materiais e cria peças a partir de matéria-prima natural é denominado artesanato.

E realmente é uma arte. O artesão é capaz de utilizar desde matérias-primas nobres até mesmo materiais recicláveis, que antes seriam descartados, dando a eles novas funções, nova cara e utilidade. A produção artesanal pode fazer uso do reaproveitamento de materiais, peças e produtos, tendo um caráter sustentável e a favor da preservação do meio ambiente.

O brasileiro tem em sua cultura, uma mistura de tradições indígenas, africanas, europeias, entre outras, o que faz do seu artesanato um dos mais ricos do mundo.

O barro dá vida a esculturas, assim como a cerâmica e as tramas de palha, que, unidas, formam belas cestas e produtos para casa, cadeiras e muito mais.

Um companheiro antigo da história brasileira também é o crochê, que dá vida a roupas de cama, de cozinha, peças de vestuário para a época de frio, essencial para as regiões mais ao sul do País e como um passatempo útil e lucrativo para muitas mulheres que têm o dom de tecer produtos com tanto detalhamento e capricho.

Tendências em artesanato

Pallets

sofa-de-palletQuem tem criatividade vai muito longe e, ainda, decora a própria casa e garante também uma renda extra com a venda de suas invenções. O artesanato é sempre interessante na decoração, seja de residências ou até de eventos. O pallet é uma tendência que veio para ficar. De alguns anos para cá, tem surgido as mais variadas ideias para renovar os móveis e, inclusive, construir novo mobiliário a partir das caixas, que é possível encontrar em feiras livres.

Os pallets se transformam em mesas de centro coloridas, quando pintados e decorados à moda do dono. Podem também se manter rústicos e decorar ambientes de fazenda ou que pedem materiais mais naturais.Eles podem servir de apoio para colchões, formando uma cama moderna e divertida se for colocada uma iluminação estratégica dentro de cada caixa.

Miçangas, pedrarias e pérolas

bohoAs bijuterias se reinventam a cada ano, trazendo novas cores e detalhes, e esse é um dos tipos de artesanato preferido das mulheres, nem precisa dizer.

No momento, as pedras brutas estão ganhando maior espaço do que as lapidadas, então vale a pena investir em colar comprido com uma bela pedra natural de pendente. Para as mais ousadas, a brincadeira começa ao misturar os colares entre compridos e mais curtos e usá-los juntos. Assim, pode-se variar nas cores de pedraria, dando um estilo boho ao visual simples de cada dia. E as pedras brasileiras são atração lá fora e em terras tupiniquins, devido à sua grande beleza.

Franjas

franjasSeja nas bijus ou em bolsas, blusas, saias e shorts, as franjas são ótimas apostas em artesanato. A imaginação não para, os mais variados materiais começam a criar forma e se transformar em peças-desejo.

Você gosta de artesanato? Que tipo de produto artesanal gosta mais?

Artesanato – um Hobby Lucrativo!
5 (100%) 5 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*