Aprender Francês (Fontes para Turbinar seu Francês Online!)

mulher-com-bandeira-francaVocê sabia que atualmente existem 270 milhões de pessoas que falam Francês ao redor do mundo? Além disso, juntamente com o Inglês, o Francês é a única língua falada nos 5 continentes como língua materna. Muita gente não sabe, mas o Francês é a língua materna de 33 países espalhados pelo globo!

A Língua Francesa é também a terceira língua mais utilizada na internet, ficando apenas atrás do Inglês e do Alemão. E a França é um dos principais destinos de quem viaja pelo mundo, tendo mais de 70 milhões de visitantes ao ano!

Bom, esses são apenas alguns dados estatísticos, mas convenhamos, você e eu sabemos muito bem que não são esses os motivos que levam a maioria das pessoas a aprender Francês, não é mesmo?

A Língua Francesa é conhecida como “a língua do amor” e considerada a língua mais sexy do mundo! Quem nunca ouviu uma música ou assistiu a um filme em Francês e não passou alguns dias apaixonado pela língua que atire a primeira pedra!

E, além de tudo isso, ainda tem Paris! A cidade mais romântica do mundo e o refúgio favorito dos casais apaixonados. E como se não bastasse, a Cidade Luz ainda abriga a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, dois dos principais destinos de quem viaja pelo mundo.

A França conta também com as mulheres mais elegantes do mundo e é claro que não podemos nos esquecer da questão cultural, afinal de contas, Paris é conhecida como a capital mundial da moda. Além disso, a França também se destaca pelo cinema, pelas artes plásticas, pela arquitetura e pela sua culinária.

Por último, o Francês é a segunda língua mais ensinada no mundo todo e, pensando nisso, se você é uma dessas pessoas que tem vontade de aprender Francês e não sabe bem por onde começar, preparamos esse artigo especialmente para te ajudar. Nele você encontrará algumas dicas de como aprender Francês online e, melhor de tudo, sem gastar nada! Vamos lá?

Aplicativos e ferramentas online

Duolingo

Essa ferramenta tornou-se uma das grandes favoritas dos estudantes de línguas estrangeiras nos últimos anos. Trata-se de uma ferramenta simples e fácil de usar, divida por meio de módulos de aprendizagem. Há uma versão paga, no entanto, boa parte do site pode ser acessado de graça.

Sites

Bonjour de France

Nesse site é possível encontrar diversas ferramentas para o estudo de Francês online, como gramática, exercícios, jogos, atividades de compreensão textual e vocabulário, todas divididas de acordo com o nível de Francês do estudante.

Disponível em: http://www.bonjourdefrance.com.br/

Cinema

Para quem se interessa em aprender a língua usando o cinema, o site Filmes Franceses é uma ótima opção para se manter inteirado. O site não disponibiliza filmes, no entanto, contêm diversas notícias e listas com dicas de filmes separados por categoria para quem tem interesse em saber mais sobre o cinema francês. Por isso, pode ser uma maneira de sem manter inteirado sobre esse tema e de saber quais filmes assistir depois.

Disponível em: http://filmesfranceses.com.br/filmes-para-assistir/

 Canais do YouTube

O YouTube, maior rede social de compartilhamento de vídeos, também pode ser utilizado por quem pretende aprender a Língua Francesa. A rede abriga centenas de ótimas opções para quem quer aprender francês, como canais de ensino da língua, ou até mesmo canais em Francês sobre os mais diversos temas.

Hoje, indicaremos um desses canais que tem se tornado mais popular entre quem usa o Youtube para aprender a Língua Francesa: o Imagiers. Nele é possível encontrar muitas lições da Língua Francesa desde as mais básicas, como a pronúncia dos fonemas até algumas mais difíceis, ótimas para quem já tem algum conhecimento em Francês.

Os vídeos estão divididos em diversas playlists, facilitando assim, a vida de quem está usando o canal. Além de vídeos sobre diálogos do dia a dia, frases mais comuns etc. Há também parte do conteúdo organizada como num curso tradicional, que conta com 21 unidades, cada uma com vários vídeos. O detalhe é que a linguagem utilizada para ensinar o Francês é o Inglês, no entanto, muitos vídeos podem ser compreendidos por pessoas que tenham apenas o nível básico de Inglês.

Disponível em: https://www.youtube.com/user/imagiers

Espero que você possa aproveitar nossas dicas de estudo! Mas antes de finalizar este artigo, gostaria de dar uma última dica: segundo o Defese Language Institute uma pessoa precisa de em média 720 horas de aprendizado para se tornar fluente em Francês, o que é um tempo menor do que outras línguas, como Japonês e Alemão.

Por isso, faça um planejamento pensando em quanto tempo você pretende estar falando Francês fluentemente e separe o número de horas por semana você precisa para alcançar esse objetivo. Por exemplo, se você estudar uma hora e meia de segunda a sexta, em apenas um ano você estará falando Francês fluentemente. Incrível, não é mesmo?

E se você tiver outras dicas de sites, ferramentas, ou aplicativos, escreva nos comentários falando sobre elas, assim você ajuda outras pessoas que também que também têm interesse em aprender Francês.

Aprender Francês (Fontes para Turbinar seu Francês Online!)
5 (100%) 1 voto

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*