Aeromodelismo (Como Começar seu Hobby de Aeromodelismo)

aeromodeloHá quem pense que é brincadeira, porém há também quem trate como coisa bastante séria! O aeromodelismo é um tipo de miniaturismo e envolve a construção e voos de aviões em miniatura, com diversas categorias e com diferentes tipos de modelos, em que alguns podem chegar em até 50% do tamanho da aeronave original. Interessante, não é mesmo? Quer saber mais? Então acompanhe este artigo agora mesmo: saiba tudo sobre aeromodelismo.

Quem imagina que para fazer aeromodelismo é só colocar o “aviãozinho” no ar com um controle remoto, engana-se! Essa modalidade, que já tem uma série de competições no Brasil e no mundo, leva em conta também o desenvolvimento de motores de alta potência que possam colocar a pequena aeronave no ar – como explicamos, o aeromodelismo tem diversas modalidades e a elaboração mecânica é uma das mais aprofundadas entre as categorias e acaba ficando para os mais interessados no assunto, que também envolve balões e foguetes.

Existem três modalidades que são as mais comuns nas competições. São elas:

  • VCC ou U/Control – nesta modalidade, o aeromodelista (como chamamos a pessoa que pilota a aeronave em miniatura) fica conectado ao aeromodelo por meio de cabos de 15 a 18 metros de comprimento. O voo deve ser circular e controlado.
  • Radio controlado – nesta modalidade, o aeromodelista fica livre e controla a aeronave por meio de um transmissor de radiofrequências que podem ser feitos por sistemas mais antigos, como FM, AM, PCM, ou também pelos mais modernos, como 2.4 GHz, que, inclusive, são mais seguros por não correr tanto risco de interferência.
  • Voo livre – quando o aeromodelo, seja ele com motor, elástico ou sem propulsão própria, é lançado, como o nome já diz, em um voo livre, sem a interferência de seu aeromodelista.

Começando no aeromodelismo

ayrton-senna-aeromodelismo
Ayrton Senna adorava aeromodelismo.

Para quem é iniciante no aeromodelismo, a dica é escolher bem seu primeiro aeromodelo, pois ele será uma espécie de treinador para o aeromodelista. Existem no mercado diversos modelos que são próprios para quem ainda não tem experiência na modalidade, com características diferenciadas, como por exemplo, asa delta que utiliza um rádio de 4 canais, além de um motor classe 40. Geralmente, esse tipo de modelo para iniciante é feito com madeira balsa ou então com fibra de vidro com asas em isopor chapeado em madeira.

Aeromodelo de grande porte
Aeromodelo de grande porte.

De acordo com os especialistas da área, o iniciante não deve cair no erro de começar no aeromodelismo com modelos mais sofisticados, por mais que eles sejam incríveis e empolguem a todos a primeira vista. Porém, esse tipo de modelo exige certa experiência de pilotagem e sofrer “trancos e barrancos” de alguém que ainda não está muito bem acostumado pode acabar saindo bastante caro. Outro erro com o qual os iniciantes devem estar bastante atentos é ficar deslumbrados com equipamentos que são vendidos a preço de banana na internet pelo nome de aeromodelo e, na verdade, tratam-se de brinquedos que podem até voar, mas sem chegar nem perto da maneira como deveria voar um aeromodelo original.

Além do aeromodelo, saiba que você vai precisar também custear coisas como combustível, bomba para o combustível, aquecedor de vela, stick de partida, material de limpeza para o motor, starter elétrico, carregador de bateria, peças sobressalentes, caixa de campo, além de algumas ferramentas básicas.

A dica é pesquisar bastante antes de efetivar a compra de seu primeiro aeromodelo, além disso, buscar grupos de aeromodelismo na internet, pois pode existir algum que atue na sua cidade. Hoje em dia, é bastante comum ver pessoas pilotando esses pequenos aviões em parques e praças. Não custa nada se informar para saber se não pode se juntar à trupe e, quem sabe, até mesmo participar dos primeiros campeonatos na sua própria cidade!

Aeromodelismo (Como Começar seu Hobby de Aeromodelismo)
5 (100%) 2 votos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*